
Cinco dias depois do anรบncio da exigรชncia do Passaporte da Vacina contra Covid-19 para adentrar em estabelecimentos e locais de uso coletivo pรบblicos e privados de Diadema, houve um aumento de 249% pela procura da primeira dose (D1) do imunizante contra o novo coronavรญrus. Em 27 de janeiro, no dia da publicaรงรฃo do Decreto Municipal 8.807/2022 que exige o documento, 84 pessoas procuram as Unidades Bรกsicas de Saรบde (UBSs) do municรญpio para receber a D1. Quando a exigรชncia passou a valer, em 1ยบ de fevereiro, 293 munรญcipes buscaram a dose.
O aumento foi registrado jรก no primeiro dia apรณs a publicaรงรฃo do decreto. Foram vacinadas com as primeiras doses 124 pessoas em 28 de janeiro e o volume de procura registrou tendรชncia de alta nos dias seguintes: 220 no dia 29 e 190 no รบltimo dia de janeiro. Antes da instituiรงรฃo do Passaporte da Vacina, somente em um dia de janeiro mais de 100 pessoas procuraram as unidades de saรบde para receber a primeira dose do imunizante – no caso, dia 26 de janeiro, com 174 vacinados.
De acordo com o prefeito de Diadema, Josรฉ de Filippi Junior, a obrigatoriedade do passaporte vacinal รฉ um incentivo para que as pessoas se protejam. โOs moradores nรฃo deixarรฃo de sair ou realizar as atividades que rotineiramente estรฃo fazendo, mas se as pessoas estiverem vacinadas nos locais de trabalho, de consumo e de lazer, os casos de Covid-19 e, consequentemente, as internaรงรตes e mortes vรฃo diminuirโ, explica. O chefe do executivo reforรงa ainda que atรฉ mesmo a รกrea econรดmica terรก reflexos positivos. โQuando uma pessoa vai a um centro comercial, restaurante ou espaรงo de lazer e tem a certeza de que as pessoas ali estรฃo imunizadas, ela se sentirรก mais segura para frequentar aquele local mais vezes. E isso movimenta a economia da cidadeโ, ressalta Filippi.
Em relaรงรฃo ao esquema vacinal completo e ร s doses de reforรงo, a procura tambรฉm foi ampliada. Em 26 de janeiro, foram aplicadas 321 segundas doses e 3.003 doses de reforรงo. Jรก em 1ยบ de fevereiro, registrou-se 736 D2 e 3.845 D3.
Atรฉ quarta (2), Diadema jรก aplicou 814.240 vacinas no total, sendo a primeira dose em 340.197 pessoas, a segunda dose em 307.872 pessoas, a terceira dose em 134.462 pessoas, a quarta dose em 36 pessoas, a dose รบnica em 10.239 pessoas e 21.434 doses em crianรงas.
Vacinaรงรฃo
Atualmente, a vacina estรก disponรญvel para o pรบblico infantil a partir de cinco anos e os demais grupos elegรญveis, de acordo com a indicaรงรฃo de doses (D1, D2, D3 e D4), em todas as Unidades Bรกsicas de Saรบde (UBSs) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 ร s 16h. Para facilitar o acesso daqueles que nรฃo conseguem chegar ao posto de vacinaรงรฃo dentro desse horรกrio, a Secretaria de Saรบde ampliou o horรกrio em quatro Unidades (Centro, Serraria, Paineiras e Promissรฃo) atรฉ as 18h. Confira a lista de endereรงos das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19













