O chefe de orquestra Paul Whiteman liderou uma corporação musical de grande sucesso, a partir dos anos 1920. Ele, um violinista de origem e compositor, ficou conhecido como “O rei do jazz” em face de ter protagonizado à frente da orquestra,a película de 1930 (The King Of Jazz), produzida pelos estúdios da Universal Pictures. Na realidade, a corporação musical executava um tipo de jazz sinfônico de grande aceitação na época.

Paul Samuel Whiteman era filho do professor de música Wilberforce Whiteman e supervisor de música das Escolas Públicas de Denver, cargo que ocupou por cinquenta anos. Whiteman líderou uma das mais populares bandas da América do Norte, gravou temas que foram muito bem sucedidos como: Whispering, Three O´Clock In The Morning e In A Little Spanish Town. Líder de um conjunto geralmente grande, com cerca de trinta e cinco instrumentistas, explorou estilos de música sinfônica, jazz e temas românticos para dançar.
Durante a carreira, gravou muitos padrões de jazz, incluindo Wang, Wang Blues, Mississippi Mud, Rapsody In Blue e Trav´lin Light. O lugar de Whiteman na história do jazz é um pouco controverso, carecendo de profundidade e improviso inerentes ao jazz. No entanto, historiadores reconheciam que o gosto de Whiteman pelo jazz era genuíno. O crítico Scott Yanow em seus comentários declarava, que ele sempre tocou um tipo de jazz muito agradável de ser ouvido.
Paul Whiteman contratou os melhores instrumentistas da época para trabalhar a seu lado e sempre pagou muito bem seus comandados, incluindo Bix Biederbecke, Frankie Trumbauer, Joe Venuti, Eddie Lang, SteveBrown, Mike Pingitore, Jack Teagarden e Bunny Berigan, entre outros mais. Em 1925, a atenção de Whiteman foi direcionada para temas vocais, contratando Bing Crosby Al Rinker e Harry Barris, formando o trio The Rhythm Boys. Em 1929 a excelente cantora Mildred Bailey, foi contratada e gravou canções até nossos dias consideradas de alto nível. Em 1932 os cantores Red McKenzie e Ramona Davies se juntaram ao grupo, obtendo sucesso nas paradas da revista especializada Billboard. Seu principal arranjador foi o competente Bill Chalis.
Em 1942, contratado pela prestigiosa Capitol Records, Whiteman inicia gravações dos temas I Found A New Baby e The General Jumped At Dawn. Outra gravação notável foi Trav´lin Light de 1942 com a cantora Billie Holiday, anunciada como “Lady Day”, devido estar contratada por outra gravadora. Em 1945, ele apareceu como ele mesmo na película Rapsody In Blue, sobre a vida do compositor George Gershwin e também em The Fabulous Dorsey em 1947, película biográfica, estrelada irmãos Jimmy e Tommy Dorsey.
Além de apresentações em hotéis e salões de baile, a orquestra participou dos primeiros programas de rádio na década de 1920. Em 4 janeiro de 1928, participou com sua orquestra em uma transmissão em rede nacional da NBC (National Broadcasting Company) no Victory Show. O conhecido artista Will Rogers atuou como mestre de cerimônias apresentando o cantor Al Jolson, então o mais importante cantor e ator de revistas encenadas na Broadway. Em 29 de março desse mesmo ano, a orquestra participou de uma apresentação da NBC intitulado Film Star Hour com a presença dos atores Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, John Barrymore e várias estrelas de Hollywood. Um ano após (1929) concordou em participar do programa semanal Old Gold Cigarettes, pelo qual recebeu US$5.000 por transmissão. O Old Gold Presents Paul Whitemanand His Orchestra com duração de uma hora nas noites de terça-feira, pela rede CBS (Columbia Broadcasting System). Agora Paul White era presença constante no rádio e ouvido em todo país com transmissões costa-a-costa da América do Norte.
t Na vida pessoal, Paul Whiteman casou-se quatro vezes. A última esposa com Margaret Livingston em 1931. Como ela não podia ter filhos, o casal adotou quatro crianças. No outono da vida ele viveu na cidade de Walking Horse Farm – New Jersey entre 1939 e 1959. Após vender a fazenda de sua propriedade, mudou-se para New Hope-Pensilvania, até falecer vitimado por um ataque cardíaco no dia 29 de dezembro de 1967, aos 77 anos. Músico de grande personalidade e enorme simpatia, deixou seu nome para sempre presente na música popular norte-americana do século XX.
Adicione um comentário