O prefeito eleito em Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou parte de seu secretariado, na quinta (15). Segundo o novo representante do executivo, as secretarias foram enxugadas e reformuladas, passando de 19 para 14. Na próxima segunda (19), serão anunciadas as secretarias faltantes, entre elas Esportes e Assuntos Jurídicos.
“Vamos começar a partir de janeiro a reforma administrativa que divulgamos ao nosso eleitorado durante a campanha, focando numa política mais eficiente, enxugando a máquina pública, a começar já pelas secretarias”, explicou Paulo Serra.
Na Secretaria da Educação, foi nomeada Dinah Zekcer e como adjunta Cleide Bochixio. “Na Educação temos pedidos básicos da população, como uniforme, merenda, questões que já deveriam ser direito do munícipe”, explicou Paulo.
Para a Saúde, Ana Paula Pena Dias foi a escolhida para assumir o cargo; na Segurança Cidadã, Edson Sardano e José Oliveira, o primeiro Guarda Civil Municipal a ocupar o cargo de Secretário Adjunto em Santo André.
O Secretário Ailton Lima e adjunto Evandro Banzato ocupam o cargo na Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Já no Meio Ambiente, foi nomeado Donizeti Pereira. “Santo André já foi cidade referência em sustentabilidade. Nos anos 90, reciclávamos mais que hoje e queremos retomar essa iniciativa”, argumenta o prefeito eleito.
Será responsável pela Habitação e Regularização Fundiária o secretário Fernando Marangoni e adjunto Adriano da Silva Cruz, focando principalmente no déficit de moradia. Na Manutenção e Serviços Urbanos, o secretário e também vice-prefeito eleito Luiz Zacarias, juntamente com o adjunto Vitor Mazetti.
A Secretaria de Mobilidade Urbana também foi citada como de extrema importância para a população pelo prefeito, já que uma das maiores reclamações do munícipe é o trânsito. Irá cuidar desse setor Edilson Factori e adjunta Andrea Brisida.
Já na Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, Marcelo Delsir da Silva e adjunta Simone Fernandes Hosaka foram nomeados e para Cultura e Lazer, Simone Zarate e adjunta Azê Diniz.
Os novos secretários e adjuntos, ainda segundo o futuro prefeito, foram escolhidos pelo conhecimento técnico e político. Ele comentou que a situação atual do município é crítica, fechando em um déficit de aproximadamente R$ 300 milhões, porém a transição de governo é tranquila e todos os documentos estão sendo entregues. Os adjuntos que ainda não foram nomeados aguardam confirmação para o cargo.