O prefeito de Santo André, Paulo Serra, foi eleito, na segunda (21), por unanimidade, presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, sucedendo no cargo, a partir de 1º de janeiro, o prefeito Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra.
O pleito ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária do colegiado, que reuniu os prefeitos eleitos e reeleitos da região por meio de videoconferência. Também por unanimidade, o prefeito eleito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, foi escolhido para ser o vice-presidente da entidade regional.
Serra assumirá o comando do órgão intermunicipal pela segunda vez, após já ter exercido o cargo em 2019. O prefeito agradeceu a confiança e apoio unânimes dos colegas para o exercício de mais um mandato. “É uma grande honra poder presidir o Consórcio ABC novamente. Em 2019, tínhamos como principal meta o resgate do colegiado e o fortalecimento da entidade. Com um novo modelo de gestão, conseguimos reunificar o Consórcio e, agora, o principal desafio será a criação de um plano regional de vacinação e combate à Covid-19”, destacou.
Também participaram da assembleia os prefeitos reeleitos de São Bernardo, Orlando Morando; de São Caetano, José Auricchio Júnior; e os prefeitos eleitos de Diadema, José de Filippi Júnior; de Mauá, Marcelo Oliveira; e de Rio Grande da Serra, Cláudio Manuel Melo.
O atual presidente e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, afirmou que foi desafiador liderar o Consórcio ABC em um ano de pandemia, mas ressaltou que a entidade regional cumpriu sua tarefa em benefício da região.
“O Consórcio ABC, por meio dos seus funcionários e colaboradores, esteve de mãos dadas a todo o momento com a população das sete cidades ao longo deste ano. A união dos prefeitos foi fundamental para que o ABC enfrentasse a pandemia. Desejo toda sorte do mundo ao novo presidente, Paulo Serra, e ao vice-presente, Volpi, que já presidiram a entidade e sabem da importância do Consórcio ABC para a nossa região”, disse Maranhão.