Política

Paulo Serra é o novo presidente da Agência de Desenv. Econômico

Na terça (28) foi eleito o novo Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC para o biênio 2017-2019. A presidência do órgão passa a ser ocupada pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, e a vice-presidência será exercida pelo reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marcos Sidnei Bassi, ambos escolhidos por aclamação. A cerimônia de posse está prevista para o dia 27 de abril em local e data a serem definidos.

“Estou muito orgulhoso de poder assumir esse papel. Vamos trabalhar para fortalecer o aspecto de intermediador entre iniciativa privada e os poderes constituídos, inerente à Agência, para, em um primeiro momento, redescobrir o caminho do crescimento na nossa região”, afirmou o prefeito. Segundo Serra, o ABC precisa reencontrar sua vocação como região e reconquistar sua força.

“A região já foi rica economicamente e considerada referência, mas acabou ficando parada no tempo e perdeu espaço na economia. Outras regiões nos ultrapassaram em termos de vocação e de arranjos locais. Mas nós temos posição logística, mão de obra, área, universidades. O que falta? Falta só a gente se unir para redescobrir o caminho para a região voltar a crescer” destacou.

Paulo Serra reforça que a maioria das gestões que assumiram as prefeituras este ano têm o mesmo discurso, estão cortando, enxugando gastos e isso é necessário como plano emergencial, para colocar a casa em ordem. “Mas esse modelo de austeridade não consegue dar o próximo passo que é transformar essas ações em melhora qualidade de vida. O que vai devolver a qualidade de vida para nossa região é a geração de emprego e renda, é a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico”, frisou.

O prefeito de Santo André passará a ocupar a função que desde maio do ano passado era exercida por Joaquim Celso Freire Silva, também representante da USCS. Silva foi eleito vice-presidente da entidade para a gestão 2013-2015, período em que a Agência foi presidida por Rafael Marques. Também foi eleito vice na gestão 2015-2017 e assumiu a presidência do órgão em abril de 2016, com a saída do então ocupante do cargo, o ex-prefeito de Mauá, Donisete Braga.

O conselho diretor da Agência é composto por representantes de cinco segmentos. O segmento do Consórcio Intermunicipal do ABC (que tem como membros integrantes de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), o segmento das Associações Comerciais, dos Sindicatos, do Pólo Petroquímico e das universidades. O Conselho fiscal da entidade também foi escolhido.