
A Unipar está presente em Santo André há 84 anos. Pedro Rohl, diretor da planta de Santo André, revela que a fábrica da Unipar começou em 1941 na cidade, quando foi inaugurada pela Solvay com o nome de Indústria Química Eletro Cloro. “Nos primeiros anos, a fábrica se consolidou como uma das principais produtoras de soda cáustica e cloro do país. Com o passar das décadas, a unidade passou por modernizações e ampliações, adotando novas tecnologias para aumentar a eficiência e a sustentabilidade de suas operações”, disse.
Em 2016, a Unipar adquiriu a fábrica. “Reforçando, assim, o seu posicionamento como líder na produção de cloro e soda na América do Sul. Desde então, a empresa tem investido na modernização da unidade, implementando práticas mais sustentáveis e aprimorando a segurança operacional”, conta.
O diretor fala sobre a relação da empresa com o município. “A Unipar tem uma relação histórica com Santo André e, ao longo dos anos, acompanhou de perto o desenvolvimento da cidade em aspectos econômicos, sociais e ambientais. No âmbito econômico, a Unipar gera mais de 1 mil empregos diretos e indiretos”, diz.
A produção da empresa é integrada na cadeia cloro-soda-PVC, contando com mais de 2,5 milhões de m² de parque fabril. A fábrica está cercada por aproximadamente 10 milhões m² de área verde nativa preservada e está situada perto do maior polo petroquímico do Sudeste, com conexões com a logística rodoviária, ferroviária e portuária.
Recentemente, a unidade de Santo André foi ampliada. “A expansão da unidade de Santo André foi concluída em 2023 e contou com um investimento de R$ 100 milhões e foi responsável pelo aumento da produção de cloro, soda cáustica e ácido clorídrico. O projeto seguiu diretrizes de sustentabilidade, resultando na redução de 18% do consumo de energia elétrica, 60% do uso de água de resfriamento e evitando a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO₂ por ano”, afirma.
De acordo com Pedro, a Unipar desempenha um “papel estratégico” na cadeia produtiva química. “Em sua unidade de Santo André, a empresa possui 450 colaboradores e uma capacidade nominal de produção de 189 mil toneladas (kt) de cloro, 213 kt de soda cáustica, 144,5 kt de ácido clorídrico (HCl), 275 kt de PVC-S (suspensão) e 24,5 kt de PVC-E (emulsão)”, diz. Os produtos fabricados na planta são destinados principalmente a indústrias de sanea-mento, construção civil, automoti-va, têxtil, papel e celulose, além de setores de alimentos e produtos de limpeza. A distribuição ocorre para diversas regiões do Brasil e também para países da América do Sul”, explica.
“Neste aniversário de 472 anos de Santo André, a Unipar parabeniza a cidade e reafirma seu compromisso com um futuro cada vez mais sustentável e próspero. Que essa trajetória de crescimento continue, pautada pelo desenvolvimento industrial responsável, pelo bem-estar da população e pela preservação ambiental. Juntos, seguimos construindo um amanhã melhor para todos os andreenses”, conclui.
Adicione um comentário