Negócios

Petrobrás lidera redução de investimentos em publicidade

Crise faz estatal liderar em cortes. No top 10, Ambev tem maior redução de investimentos

A crise que alastra o país fez grandes companhias cortarem gastos com propaganda, segundo a nova edição do anuário Agências & Anunciantes, referente a 2016. Dentre os cortes, o mais significativo foi o feito pela Petrobras, que passou da 7ª para a 20ª posição, entre 2015 e 2016, na lista feita pelo Kantar Ibope Media e divulgada pelo jornal Meio & Mensagem.  Em um ano a estatal reduziu o investimento em publicidade em 37%, passando de R$ 460,2 milhões para cerca de R$ 290 milhões. A Petrobras sentiu não só a retração da economia, mas também os efeitos da ‘Operação Lava Jato’, que investiga um esquema de corrupção envolvendo a empresa. A Ambev, dona das marcas Antarctica, Skol e Brahma, segundo o Kantar Ibope, no top 10, foi a que mais teve redução de investimento em publicidades. A queda foi de 18,4%. Segundo a empresa, a Ambev direcionou maior parte da verba para patrocínios e apoios. Ao contrario da Petrobras, o laboratório mexicano Genomma, que vende produtos dermatológicos, lidera como o maior anunciante do Brasil. A companhia superou a Casas Bahia e o Ponto Frio. No caso das agências de publicidade, grandes nomes como Ogilvy, Young & Rubicam e Leo Burnett tiverem queda de 12% a 15%. Já a Talent Marcel, dona de contas como Ipiranga e Claro, aumentou seu faturamento em 85% entre 2015 e 2016.