Cidades Mauá

Pioneira no ABC, Mauá inicia Projeto voltado à 1ª infância

Prefeitura inicia o Plano Municipal com ações destinadas às crianças em diversas áreas como educação, saúde e esporte

Crianças em primeiro lugar. Mauá é a primeira cidade do ABC a implementar o Plano Municipal da 1ª infância (PMPI). Dando continuidade ao projeto PIC – 1ª Infância Cidadã, na quinta (6), o prefeito Marcelo Oliveira assinou contrato com a AVANTE – Educação e Mobilização Social para a implementação do Plano Municipal.

O PIC atuou em Mauá entre 2021 e 2024 para desenvolver e construir de forma participativa o PMPI. Participaram da elaboração do projeto atores de relevância no município, incluindo as crianças das escolas municipais.

A articuladora do Projeto Primeira Infância Cidadã, Mônica Borba, ressalta a importância das crianças na elaboração das políticas públicas.

 “Acreditamos que as crianças têm muito a contribuir com as políticas públicas dos municípios. Esse é o objetivo do nosso plano de ação: a criança ser escutada, estar no orçamento e ser muito bem cuidada. A primeira infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano e se cuidarmos bem das nossas crianças, com certeza, vamos ter muitas sementes que se transformarão em florestas maravilhosas”, disse.

Mônica explica que o projeto vai acontecer nos próximos dois anos em Mauá, trazendo o detalhamento do Plano para a realidade, com ações em todas as áreas como saúde, esporte, assistência social, entre outras.  “O plano será colocado em prática com a criação de praças para a 1ª infância, programação cultural, atividades esportivas, assistência social, acolhimento, melhoria das escolas, na área da saúde, com programação de acompanhamento desde o momento em que a mãe fica grávida e também escutando as crianças”, explica.

O prefeito Marcelo Oliveira, em seu discurso, ressaltou as crianças como prioridade de sua gestão. “Nosso governo tem muitas prioridades, mas a criança é a primeira. Em nosso primeiro mandato, chegamos a 30% de investimento na Educação”, revelou.

Marcelo ainda relembrou quando assumiu a Prefeitura. Na época, a taxa de mortalidade infantil era de quase 15 óbitos por mil habitantes. “Hoje há 8,9 mortes por mil habitantes. Chegamos a um dígito. Temos o objetivo de zerar, não é fácil, mas avançamos muito”, disse.

“ As crianças foram ouvidas, elas são prioridade e contribuíram para a elaboração deste plano. É nosso dever, do poder público, da sociedade e da família garantir o direito à saúde, educação, direito ao brincar, ao lazer. Este plano vai de encontro à essas ações e Mauá tem se destacado neste quesito”, completou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mauá, Fernanda Oliveira.

Mônica Borba, Marcelo Oliveira, Rômulo Fernandes, Fernanda Oliveira e Maria Martins

A iniciativa conta com o patrocínio da Petrobras. Na ocasião, a companhia foi representada pela engenheira Márcia Cristina Andrade, gerente geral da Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá.

“Este é um projeto que recebe o patrocínio da nossa companhia Petrobras. As crianças têm direito à educação, lazer e respeito. Nenhum país prosperou sem olhar essas dimensões. Por isso, esse projeto foi selecionado. Dessa forma, garantimos para região um avanço. Não temos como solucionar qualquer problema, social, econômico, de segurança pública, se não investirmos nem olharmos para as nossas crianças”, disse Márcia.

Participaram do evento o deputado estadual Rômulo Fernandes, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Martins, e secretários municipais. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário