AME Memórias de São Bernardo

Pizzaria do Gino – a mais antiga de São Bernardo

Quando Gino Belletato em torno dos anos de 1960, saiu da sociedade que tinha com o primo Toninno Bar Marabá, na Rua Marechal Deodoro, levou consigo as receitas de pizza que tinha aprendido anos antes em São Paulo. Mudou de ramo, abriu a Loja de Móveis São Mathias na rua Jurubatuba e outra na rua Marechal Deodoro, mas continuou a fazer pizzas em casa Os amigos vinham, jogavam cartas e se deliciavam com os cinco sabores diversos da iguaria.
E a pizzaria começou assim, na informalidade, diz Evani Belletato, filha do Gino: “A pizza era maravilhosa. Ele trazia um aliche espanhol do Mercadão que dava água na boca. Por causa de um infarto, deixou de trabalhar com os móveis por uns tempos até que o médico lhe disse que precisava se mexer. Como era habilidoso, fez muitas mesas e cadeiras de madeira e resolveu abrir a Pizzaria do Gino para fazer o que mais gostava: pizzas.
Para a noite de abertura, contou com a ajuda dos filhos Ivete, Wagner, eu e meu marido, Valdemar de Moraes. De última hora, avisou somente os vizinhos, mas apareceu tanta gente, que fizeram fila na calçada. Foi um sucesso. Ele ficou feliz em ter seu trabalho reconhecido”.
Atualmente, Evani mantém com seu irmão Vanderlei, o negócio que seu pai iniciou em 1976 no mesmo endereço: Rua Municipal esquina com rua João Pessoa, centro da cidade.
A pizzaria existe há 48 anos e foi a primeira na cidade a servir unicamente pizza – sem o serviço de restaurante.
Neste ano de 2024 recebeu uma honraria da Câmara Municipal de São Bernardo – a Medalha João Ramalho.

Elexina N. Medeiros D’Angelo – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Pizzaria do Gino no mesmo local em julho de 2024 (foto: Elexina D’Angelo)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário