Opinião

Poderá a gigante Represa Hoover Dam gerar energia solar e eólica?

Sempre que vou a Las Vegas penso em revisitar a Represa de Hoover, a poucos quilômetros daquela cidade, no Rio Colorado. Segundo diz o New York Times, essa represa ajudou a transformar o oeste americano, aproveitando a força do rio Colorado – graças aos milhões de metros cúbicos de concreto e dezenas de milhares de toneladas de aço – para abastecer milhões de residências e empresas. Muitas vezes comparadas às Pirâmides do Egito, por sua grandeza, ela foi um dos grandes feitos de engenharia do século XX.
Agora é o foco de um desafio distintamente do século 21: transformar a represa em um vasto reservatório de eletricidade excedente, alimentado pelas fazendas solares e turbinas eólicas que representam as fontes de energia do futuro.
O Departamento de Água e Energia de Los Angeles, um operador original da barragem quando foi erguida na década de 1930, quer equipá-la com um gasoduto de US $ 3 bilhões e uma estação de bombeamento alimentada por energia solar e eólica. A estação de bombeamento, ajudaria a regular o fluxo de água através dos geradores da represa, enviando a água de volta ao topo para ajudar a gerenciar a eletricidade nos momentos de pico de demanda.
O resultado líquido seria uma espécie de armazenamento de energia – desempenhando a mesma função das baterias gigantes de íons de lítio, que estão sendo desenvolvidas para absorver e liberar energia.