
Pela primeira vez, São Bernardo recebe, entre esta quarta (23) e sexta (25), o evento Pop Rua Jud, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), com o apoio da Prefeitura.
Durante a ação, serão ofertados uma série de serviços gratuitos de saúde, apoio jurídico e social, orientação sobre programas sociais e cuidados pessoais, como corte de cabelo e distribuição de roupas e refeições.
“Esta ação representa o reconhecimento àqueles que mais precisam. Dar oportunidade ao morador em condições de rua de tirar seu documento, de ter orientação jurídica. Queremos dar apoio e oportunidades à população, dar carinho, cuidar bem, queremos resgatar vidas”, disse o prefeito Marcelo Lima.
Esta é a 18ª edição do Pop Rua Jud. A ação tem por objetivo garantir à população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade o acesso aos serviços públicos de assistência social, saúde, cidadania e justiça, a partir da articulação entre as diversas instituições do poder público federal, estadual e municipal e organizações da sociedade civil, a fim de proporcionar uma atuação conjunta e concentrada.
O presidente do Tribunal Regional Federal, Carlos Muta, afirma que o intuito do Pop Rua Jud é aproximar as instituições e serviços públicos da população carente. “Nós vemos no dia a dia esta população que tem uma invisibilidade social e, em relação à ela, a Justiça e todos os seguimentos, se prestam a estar presentes com o objetivo de fornecer informações e assistência e também cooperação para que elas possam obter benefícios e direitos essenciais para o exercício digno da sua vida”, disse Muta.
O presidente do TRF revelou que ao longo das edições, foram adquiridos aprendizados e tecnologias que farão a edição de São Bernardo ser um grande êxito. “Será um coroamento de um processo que nasceu anos atrás e que tem realizado, a cada dia, mais acessibilidade e justiça. Nós, servidores públicos, temos por essência servir o público e, sobretudo, aqueles que são marginalizados, os invisíveis sociais, aqueles que sequer têm documentos. Agora, terão a oportunidade de ter documentos, informações e acesso à justiça” comentou Muta.
O presidente revela que em cada edição do Pop Rua Jud são atendidas em média 3 a 5 mil pessoas. “A expectativa é atender milhares de pessoas. Mas, o mais importante não é apenas essa iniciativa, mas a série de outras que virão entorno dessa. Queremos brevemente fazer outra edição em São Bernardo e que isso se torne uma rotina no calendário das instituições e do poder judiciário em São Bernardo”, disse.
Na ocasião, o prefeito de São Bernardo, agradeceu aos membros do TRF por escolherem São Bernardo para receber a ação. “O trabalho é de vocês, vocês são voluntários, trabalham com o coração e podem ter certeza, quantas mais edições trouxerem para São Bernardo, serão bem-vindas”, disse Marcelo.
O mutirão de atividades será realizado na Avenida Redenção, 271, região central da cidade, das 10h às 15h.
Adicione um comentário