Com a apresentação internacional do Porsche 99X Electric, a Porsche atingiu outro marco importante em seu caminho rumo à participação da equipe da fábrica na temporada 2019/2020 do Campeonato ABB FIA da Fórmula E. A comunidade digital esteve envolvida ativamente na apresentação do carro, participando do vídeo game ao vivo “Formula E Unlocked” na twitch.tv/Porsche.
‘Formula E Unlocked’: apresentação do carro com a comunidade digital
Os pilotos titulares da Porsche, Neel Jani e André Lotterer, tiveram papel ativo na apresentação do carro, juntamente com jogadores de todo o mundo. Eles foram conduzidos pelas instalações da Porsche Digital GmbH em Ludwigsburg, Alemanha, através de instruções específicas da comunidade dos games, para inicialmente encontrar o Porsche 99X e, em seguida, apresentá-lo.
“Foi uma apresentação de carro inédita, diferente de tudo o que o mundo do automobilismo já viu anteriormente. Foi muito divertido participar da busca virtual dos gamers pelo Porsche 99X Electric, ao mesmo tempo que na vida real. É muito legal que a Porsche esteja desbravando um novo território e envolvendo nisso a nova geração digital”, diz Jani. “Uma apresentação de carro diferente. Eu realmente curti o fato de atuar junto com Neel como participantes ao vivo. É fantástico podermos nos comunicar de igual para igual com público-alvo digital e eles poderem fazer parte de tudo isso”, declara Lotterer.
A Equipe Porsche TAG Heuer de Fórmula E ganha forma
O Porsche TAG Heuer Formula E Team acolhe mais um membro da família Porsche. Pascal Zurlinden, diretor da Fábrica GT Motorsport desde 2018, terá um papel chave na Fórmula E, simultaneamente com sua função na participação da fábrica nas categorias GT. O francês trabalha na Porsche, no centro de desenvolvimento de Weissach, desde 2014. Ele participou inicialmente do projeto LMP1 e, desde 2017, está no setor GT.
“Estou empolgado por fazer parte agora também do TAG Heuer Porsche Formula E Team e dar apoio aos meus colegas com minha experiência. O conceito da Fórmula E como categoria é muito interessante e diferente dos campeonatos tradicionais do automobilismo esportivo. Esta será uma missão nova e entusiasmante, que estou realmente ansioso para começar. É muito bom, é claro, poder ver tantos rostos familiares do meu tempo na LMP1 e voltar a trabalhar junto com a equipe”, afirmou Pascal Zurlinden.
Mantendo o Porsche 99X Electric na família
“Hoje é um dia muito importante. Com a apresentação do Porsche 99X Electric estamos dando um grande passo no caminho da participação da equipe de fábrica da Porsche na Fórmula E. Estou realmente orgulhoso de nossa equipe, que demonstrou um alto nível de dedicação ao projeto da Fórmula E. Estou ansioso agora por ver o Porsche 99X Electric na pista de corrida”, disse Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport e do Grupo Motorsport da Volkswagen AG.
“Na data de hoje, o Porsche 99X Electric deu entrada na lista de carros de competição históricos da Porsche”, comentou Pascal Zurlinden, diretor de Fabricação Motorsport. “A denominação e o design dão ao carro sua personalidade inicial e o trazem à vida. É um dia especial para todos os que puseram muito esforço no projeto Porsche Fórmula E nos últimos anos.”
Em termos de design, as tradicionais cores da Porsche no automobilismo foram escolhidas para o carro de corridas da Fórmula E. Do alto, o emblema da Porsche é claramente visível ao redor do sistema Halo (arco protetor dianteiro do cockpit). Como de hábito, a denominação do carro consiste em três dígitos, que representam os carros de corrida e carros esportivos de duas portas da Porsche. O algarismo mais alto, nove, foi usado duas vezes para ressaltar a importância do Projeto Fórmula E para a Porsche, enquanto o X indica o enfoque no futuro e na competição com protótipos. O Porsche 99X também servirá de plataforma de desenvolvimento para futuros modelos de produção totalmente elétricos.
Fator decisivo: o ‘Porsche E-Performance Powertrain’
O desenvolvimento do trem de força da Porsche, o “Porsche E-Performance Powertrain”, teve um papel central desde o início do projeto. As regras da Fórmula E estipulam um chassi padronizado e uma bateria padrão, enquanto as tecnologias de propulsão são desenvolvidas pelos fabricantes. Os engenheiros puderam usar sua experiência na LMP1 ao desenvolver o trem de força do Porsche Fórmula E. Com a tecnologia híbrida, as bases para a mobilidade elétrica já tinham sido estabelecidas.
“Em termos de perspectiva, nós criamos a base para o futuro envolvimento da Porsche na Fórmula E durante o projeto LMP1. Nós aproveitamos os conhecimentos obtidos naquele tempo no desenvolvimento do trem de força do Porsche Fórmula E. Focamos na construção de um trem de força altamente eficaz, com o mais alto nível de eficiência”, conta Malte Huneke, líder de Projeto Técnico da Fórmula E. A tecnologia de 800 volts, usada na Fórmula E, também é usada no primeiro carro-esporte da Porsche totalmente elétrico de produção em série, o Taycan. Além disso, o gerenciamento de energia e eficiência são fundamentais para o sucesso tanto na Fórmula E como na produção em série. É aí que o motor com sincronia permanente entra em cena, desempenhando um importante papel na otimização do conceito de propulsão.
“Ao longo dos últimos meses, tivemos a oportunidade de verificar a confiabilidade do trem de força do Porsche Fórmula E na pista de corridas e no banco de testes. Estamos muito satisfeitos e otimistas nessa preparação final para a primeira corrida”, informa Huneke. “Nas próximas semana, vamos focar no desempenho do Porsche 99X Electric. Esse é o próximo passo no caminho da entrada oficial da equipe de fábrica da Porsche na Fórmula E”, esclarece Amiel Lindesay, que está assumindo como Chefe de Operações da Fórmula E. A Equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E fará sua primeira apresentação oficial na metade de outubro próximo nos testes da Fórmula E em Valência, na Espanha. “Os dois Porsches 99X Electric estarão na pista pela primeira vez, com Neel Jani e André Lotterer ao volante. De uma perspectiva operacional, será uma tarefa empolgante para todos os envolvidos. Um bom teste antes de participarmos de nossa primeira corrida na Fórmula E em novembro”, diz Lindesay.