Política

PPP do VLT ABC deve ser lançada em 2025

 Um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de 33 km, construído do zero e que irá conectar Guarulhos ao ABC. O projeto da chamada Linha 14-Ônix faz parte de uma Parceria Público Privada (PPP) na área de mobilidade urbana que o Governo de São Paulo planeja lançar em 2025. A PPP inclui ainda a linha 10-turquesa da CPTM, que ligará o Brás a Rio Grande da Serra, no ABC. Além desta, estão previstas ou-tras três PPPs. Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao jornal Valor Econômico, na terça (4), o governo de São Paulo planeja viabilizar ao menos quatro PPPs de mobilidade urbana até 2026.

   A primeira delas, com leilão já marcado para ocorrer em 28 de novembro deste ano, consiste no Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas. Hoje, os usuários de trens da CPTM conseguem chegar até Jundiaí, com o TIC poderão ir até Campinas. O governo lançou edital, na sexta (31) março. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Outra PPP em vista é a das linhas da CPTM 11- Coral (da Luz até Mogi das Cruzes),  12- Safira (do Brás a Poá) e 13-Jade (em Guarulhos), cujo o edital deve ser lançado até o fim de 2024. A quarta PPP será outro Trem Intercidades, com três possíveis destinos ainda em estudo: Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

   O Governo de São Paulo estuda ainda a possibilidade de uma Parceria Público Privada para construir novas linhas do Metrô, entre elas a linha 20- Rosa, que ligará a Lapa a Santo André, no ABC, e a linha 19-Celeste, que irá do Centro a Guarulhos. No final de março, a Prefeitura de Santo André entregou para o Metrô documento com as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa.

   Segundo o projeto, Santo André terá quatro das 24 estações do traçado, denominadas Santo André, Portugal, Príncipe de Gales e Afonsina, seguidas pelas estações Rudge Ramos, Taboão-Anchieta, em São Bernardo.