AME Memórias de São Bernardo

Praça Lauro Gomes – 70 anos

A Praça da minha infância é um local agradável, cartão-postal da natureza, símbolo e patrimônio de São Bernardo. Nascemos no mesmo ano: 1954. eu em março; ela em agosto.
Muito antes da praça existir, no local ocupado por ela, foi construído, na primeira metade do século XIX, um Casarão, para sediar uma fazenda e ser a residência do Alferes Francisco Martins Bonilha. Na década de 1870, o Casarão foi comprado pelo Governo Provincial, para abrigar imigrantes, a maioria italianos, como hospedaria e sede do Núcleo Colonial de São Bernardo, até que fossem acomodados em Colônias para trabalhar.
Concluído este ciclo com os imigrantes, o antigo Casarão passou a abrigar em seus espaços: a Intendência (Prefeitura), Agência de Correios, Cadeia e o Grupo Escolar da Vila de São Bernardo. Ao lado direito do Casarão instalou-se, na década de 30 o campo de futebol do Palestra de São Bernardo.
Com o passar do tempo, na década de 50, o Casarão já apresentava a estrutura desgastada e riscos de desabamento. Então, a administração do Prefeito Lauro Gomes optou por um projeto de construção da Praça à frente da Marechal Deodoro e ao fundo, a edificação de um Grupo Escolar mais moderno e seguro, que atualmente é a Escola Estadual Maria Iracema Munhoz. O Campo de futebol, por sua vez, foi desapropriado, em decorrência do projeto e, posteriormente instalado em outro local. Assim, em 20 de agosto de 1954, a parte do Parquinho Infantil, com os brinquedos típicos da época: balanços, escorregadores, gangorras; os jardins, com bancos, bebedouros e guarita foram inaugurados.
A Fonte Luminosa Princesa Isabel, a Redentora fez parte de outro projeto realizado pela administração Aldino Pinotti, sendo inaugurada na noite de 9 de março de 1957. O busto de Wallace Simonsen, prefeito da cidade e articulador de sua emancipação político-administrativa, foi erguido, tendo sido inaugurado em 16 de dezembro de 1958, pela mesma administração.
A Praça Lauro Gomes, ao longo desses 70 anos tem sido espaço de brincadeiras para as crianças, ponto de encontro de famílias, e de casais que ali se conheceram; gincanas culturais, além de palco de comícios políticos e shows com talentos musicais brasileiros: Ângela Maria e Roberto Carlos estiveram neste local, mostrando seus talentos e envolvendo público numeroso.
Ela é um “oásis” no agitado centro comercial da cidade e responsável por memórias afetivas da infância e juventude de muitos adultos, que prossegue encantando com a sua área verde, os pássaros, o sorriso e o movimento das crianças, no mesmo espaço em que também brinquei, há décadas. Ela se eterniza naqueles que a visitam. Vida longa a nossa Praça!

A AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo) – convida para a comemoração dos 70 anos da Praça Lauro Gomes, no sábado (31), das 10h às 12h, na Praça Lauro Gomes (altura do 1490 da rua Marechal Deodoro).

Célia Guiesser – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Praça Lauro Gomes, década de 1960 (Foto: acervo Centro de Memória)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário