Política

Marcelo Lima anuncia parte do novo secretariado

Juliane Nakamura, Francisco Carone, Jéssica Cormick, Marcelo Lima, Zana Lima, Samara Dinis e Jean Gorinchteyn

O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Pode), junto da vice-prefeita eleita Jessica Cormick (Avante) e da futura primeira-dama Zana Lima, anunciou parte do secretariado que irá compor sua administração, nesta sexta (29).

A primeira secretaria anunciada foi a Cultura, com Samara Dinis, que será a responsável pela pasta. Samara tem ampla experiência na administração pública, liderando a implementação de políticas como a Lei Paulo Gustavo e o Sistema Municipal de Políticas Culturais. “O Marcelo nos deu uma lição: trazer a felicidade para São Bernardo, deixar São Bernardo mais feliz e a Cultura permeia por isso, vamos atender todos bairros e etnias, trazendo felicidade e alegria. Vamos tornar São Bernardo pulsante”, afirmou Samara.

Em seguida, foi anunciado o secretário de Transporte e Vias Públicas, Francisco José Carone. Engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência em construção civil, especializado em infraestrutura urbana, Carone já foi secretário de obras na prefeitura de Guarulhos. “São Bernardo apresenta gravíssimos problemas de mobilidade, que não conseguem ser resolvidos pontualmente, como o trânsito no entorno do Paço Municipal. Eles têm que ser resolvidos em um sistema máquina. Vamos fazer um estudo para melhor a mobilidade de São Bernardo como um todo, tentando resolver as interferências externas, como a Via Anchieta e Av. Piraporinha e outras grandes avenidas que causam transtorno para a cidade”, afirmou Carone.

A pasta da Saúde ficará sob o comando de Jean Gorinchteyn, ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo, na gestão João Doria, tendo se destacado no combate a Covid-19. Fernanda Penatti assume como secretária adjunta da Saúde. “A Saúde é de todos. Vamos integrar o Estado, o Governo Federal e a Municipalidade. Vamos agir na ponta. Todos com a mesma responsabilidade, nós precisaremos do apoio de todos”, afirmou Gorinchteyn.

A chefe de gabinete será a advogada Juliane Nakamura.

Na pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, foi anunciado Rafael Demarchi, que já atuou como vereador em São Bernardo.

“Marcelo tem uma missão muito importante. São Bernardo já foi uma das cidades com a economia mais pujante do Brasil e ainda é uma das mais importantes do Estado de São Paulo, já fomos conhecidos como a cidade da indústria automobilística. Hoje, o Marcelo tem o desafio de olhar nossa cidade e olhar outras vertentes. Uma empresa investe numa cidade quando ela tem segurança”, afirmou Rafael.

Um dos programas da futura administração será o “Facilita Já”, que será o maior projeto de desburocratização de São Bernardo. “Em São Bernardo, o poder público é amigo do empresário”, disse. Outro projeto é o ‘Bora SBC’, com a criação de um polo de tecnologia na cidade, para atrair empregos com maiores salários.

Outra meta é implantar um hub de inovação e um hub logístico em São Bernardo. Rafael ainda revelou que outra meta da administração será transformar o Riacho Grande em um polo turístico, com rota gastronômica e prestação de serviços.  

Marcelo irá anunciar o restante do secretariado até 30 de dezembro.

Na ocasião, também comentou sobre a Reforma Administrativa, que está em fase de aprovação pela Câmara Municipal. Se aprovada, algumas pastas poderão ter os nomes alterados.

Sobre a oposição, Marcelo afirmou que respeita e quer ouví-los.

“Nosso governo é do Amor, é o que faz uma cidade mais feliz. É importante dialogar com aqueles que querem fazer exposição. Respeito completamente, mas quero ouvi-los, porque dessa forma vou acertar mais, e escutando mais, nós vamos errar menos”, disse.