Cidades

Prefeitos do ABC participam de reunião da Frente Nacional

A 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) teve início, nesta segunda (13), em Brasília, reunindo autoridades para debater os desafios das cidades brasileiras em diversos setores, como mobilidade urbana, economia, tecnologia, saúde, educação, entre outros.

O presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de Ribeirão Pires, Guto Volpi, participaram da abertura.

O primeiro tema da reunião foi a proposta de criação do Conselho da Federação, com participação da Presidência da República, governadores e prefeitos, anunciada pelo secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano. A iniciativa vai proporcionar um fórum permanente para discutir políticas estratégicas e transversais.

Em relação à mobilidade urbana, considerando o setor em curto e médio prazos, os prefeitos também defenderam o marco regulatório do transporte, uma linha de financiamento permanente e a modernização dos sistemas. Outra demanda apresentada foi a necessidade de uma reforma tributária, considerada prioritária pelos governantes das grandes e médias cidades.

Durante a reunião, a presidente da Caixa, Rita Serrano, colocou a instituição financeira à disposição dos governantes municipais. De acordo com a executiva, a instituição financeira está sendo remodelada para a maior efetivação das políticas públicas.

 “Participamos dos debates e defendemos os interesses dos municípios do ABC. Estamos unindo forças para trazer recursos para as nossas cidades e desenvolver políticas públicas necessárias à nossa população”, afirmou Marcelo Oliveira.