O deputado estadual e presidente da Comissão de Transportes da Alesp, Orlando Morando se reuniu com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, para falar sobre o Expresso ABC, linha da CPTM que vai ligar as estações de Santo André e São Caetano à Tamanduateí, na capital.
Também participaram do encontro os prefeitos eleitos Paulo Serra e José Auricchio o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni e o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira.
O serviço promete viagem de dez minutos entre o município andreense (estação Prefeito Celso Daniel) e a Capital (Tamanduateí), que dá acesso à Linha 2-Verde do Metrô. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que “há previsão” de crescimento do serviço, conforme demanda constatada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e destacou a chegada de novas composi- ções para atender a região.
“Vamos começar com esse trabalho e dando certo vamos criar sempre mais serviços. Há previsão de crescimento e de novos trens. Vamos receber trens moderníssimos, com vagões contínuos, com câmeras, ar-condicionado, melhor sistema de frenagem e motorização. Já recebemos sete dos 65 que compramos, totalizando 520 carros novos”, sustentou o tucano.
Outro assunto tratado entre os próximos chefes do Executivo foi o início das obras da linha 18-Bronze do Metrô, que também atenderá a região. “Estive sexta-feira em Brasília com o ministro Henrique Meirelles e cobrei o financiamento das desapropriações. Em todos os sistemas de rating (nota de risco de crédito) o Estado de São Paulo possui nota B, mas a União nos colocou como C, então isso dificulta o financiamento. Mas, o governo federal se comprometeu a rever o nosso rating até janeiro, o que vai destravar a captação de recursos para começo das intervenções”, explicou.
Durante encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), os prefeitos eleitos formalizaram o convite para que o governo do Estado possua assento definitivo no Consórcio Intermunicipal. “Isso é importantíssimo para a região porque é um elo do Estado nos problemas constantes do Consórcio”, comentou o prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando.