Modelo foi o pioneiro a exibir a icônica grade com sete fendas, um elemento de design que atravessou décadas e ainda define a identidade visual da Jeep

(Foto: Divulgação Jeep)
Primeiro veículo civil da Jeep completou 80 anos no último dia 17 de julho. Ele foi lançado em 1945 para brilhar na história automotiva: o Jeep CJ-2A. O modelo foi o pioneiro a exibir a icônica grade com sete fendas, um elemento de design que atravessou décadas e ainda define a identidade visual da Jeep.
Sua importância histórica é enorme e ele acabou dando origem à família CJ (Civilian Jeep / Jeep Civil) que seguiu até a década de 1980, cuja tradição continua viva até hoje nos modelos Wrangler, Gladiator e Renegade, que carregam o espírito de liberdade e capacidade off-road que o CJ-2A ajudou a definir. Mais do que veículos, são referências no universo automotivo que conquistaram uma comunidade de entusiastas apaixonados. Representam um verdadeiro estilo de vida, uma conexão com a aventura e a autenticidade que só a Jeep é capaz de oferecer.
Voltado ao trabalho no campo e na construção civil, o CJ-2A destacou-se por sua impressionante versatilidade. Podia ser equipado com uma ampla gama de acessórios, como guincho, tomadas de força, assentos adicionais, cortador de grama, limpadores de para-brisa a vácuo e até aquecedor, o que o tornava um verdadeiro utilitário multifuncional.
Com 215 mil unidades fabricadas, o CJ-2A tinha o visual característico do Jeep pioneiro, o Willys MB, mas trazia inovações marcantes e detalhes únicos que o diferenciavam. Ainda assim, componentes como a caixa de transferência Spicer 18 e os eixos flutuantes Dana 25 na dianteira e Dana 23-2 na traseira tornaram-se referência em durabilidade e desempenho off-road, sendo adotados em diversos modelos da Jeep.

(Foto: Divulgaçao Jeep)
LEGADO
Um marco na história da Jeep, o CJ-2A foi o ponto de partida da linhagem que moldou o universo off-road, ele deu origem à consagrada família CJ, composta por veículos compactos, robustos e preparados para qualquer terreno, uma fórmula que conquistou gerações de admiradores ao redor do mundo.
Em 1949 foi apresentado o segundo membro da linhagem, o CJ-3A, que trouxe melhorias estruturais como para-brisas de peça única e eixo traseiro reforçado, mantendo o motor original, de quatro cilindros com cabeçote em L. O CJ-3A chegou com melhorias estruturais, seguido pelo CJ-3B em 1953, que passou a ser montado no Brasil, em São Bernardo do Campo, pela Willys-Overland do Brasil.
O CJ-5, fabricado de 1957 a 1982, e o CJ-6 introduzido em 1956 e produzido até 1975, vieram depois e receberam ainda eixos mais robustos, freios maiores e bitola mais larga. A grande virada veio em 1916, com o lançamento do CJ-7, o primeiro Jeep a oferecer transmissão automática, teto rígido moldado e portas de aço como opcionais. Com entre-eixos maior e visual mais moderno, o CJ-7 foi um marco. Hoje, o Wrangler e a picape Gladiator mantêm viva a essência do CJ-2A: robustez e extrema capacidade off-road.
Ao longo de quatro décadas, mais de 1,5 milhão de veículos CJ foram produzidos, preservando não apenas o design clássico que marcou gerações, mas também a essência da Jeep: a capacidade off-road inigualável e o espírito de liberdade que transformaram o CJ em um verdadeiro símbolo de liberdade e aventura.
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