Para discutir um possível avanço da Promoção da Saúde, podemos explorar diferentes perspectivas, fazendo perguntas, como:
• É possível avançar com a promoção da Saúde no Brasil? Sim, é possível, na minha avaliação. Saiba como na sequência. Para isso eu me vali do conteúdo e/ou opinião de alguns especialistas.
• Todos se beneficiariam economicamente com o avanço da Promoção de Saúde? Não. Não há interesse de todos os elos da cadeia.
• Quem poderia ser o principal agente impulsionador da Promoção da Saúde? A meu ver as empresas, com a colaboração de suas associações, como: ABRH, ABES e outras.
• Com empresas colocando mais dinheiro a título de custos e/ou despesas com a Saúde? Não. O avanço deve se dar por meio de Programa para uma nova Cultura de Saúde, com investimento e uso de tecnologias digitais para reduzir os custos com tratamento de doenças, por falha e/ou falta de uma maior e melhor Promoção da Saúde.
• Novo comportamento, nova mentalidade das pessoas para com a Promoção da Saúde, conta para a mudança de Cultura? Sim. É essencial para um novo patamar e com isso “subir a régua” dela no Brasil!
Escrever este artigo e que leve alguns especialistas a reflexão, é desafio que assumo neste artigo. Bons desafios levam a oportunidades e experiências, as quais normalmente valem a pena experimentá-las.
Por que trago o relevante tema Promoção da Saúde – como avançar?
• Por ser o administrador e Conse-lheiro no Brasil da EW2H, startup holandesa fundada pelo médico, Dr. Renato Romani.
• Por ter a EW2H como propósito: unir programas de mudança do comportamento a programas de saúde, para ampliar e melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas, globalmente.
• Para cumprir o importante papel que me cabe junto a EW2H, tenho me valido de leitura de bons conteúdos de alguns especialistas, os quais acompanho e que compartilho neste artigo, para fundamentar que dá para avançar com a Promoção da Saúde.
Leia o artigo na integra no Blog ASPR Em Dia (www.aspr.com.br/blog)
Concluindo
Concluindo e utilizando das opiniões dos referidos especialistas, apresento alguns fatos e fundamentos que podem embasar o desenvolvimento de Programa de Promoção da Saúde, começando por grandes empresas, para fazer acontecer:
• A cadeia da Saúde no Brasil tem problemas; urge significativos avanços na sua Governança e Gestão;
• É indiscutível o papel central da Cultura para o sucesso da empresa. Como desenvolver uma Cultura de Promoção de Saúde, se ela não estiver entre as prioridades? Sugiro colocá-la entre as prioridades. É investimento seguro.
• Como construir equipes com propósito para o futuro do trabalho, em meio a uma das maiores crises de saúde mental no mundo corporativo? Por meio de uma Lide-rança engajada e com ela uma nova Cultura Organizacional.
• É fato que existem preocupantes GAPs entre Lideranças e Liderados, conforme a referida pesquisa. Os GAPs devem ser atacados, gerando ideal ambiente para uma nova Cultura de Promoção da Saúde.
• O jogo muda, quando as pessoas assim o decidem. Por que não uma ação deliberada entre as Pessoas na empresa, de baixo para cima, gerando ideal ambiente para uma nova Cultura de Promoção da Saúde.
• É fato, como destacado, que para ocorrer uma TD efetiva, depende da mudança de comportamento (novo mindset), das pessoas. Por que não se valer de experiências de implementação de TD trazendo nova Cultura e aplicá-las para uma nova Cultura de Promoção da Saúde?
A meu ver, se estes fatos e fundamentos de forma conjunta forem trabalhados por um grupo de especialistas, visando desenvolver Programa para uma nova Cultura de Saúde, considerando:
• A sua relação custo/benefício à sociedade; e
• Se valendo de robustas plataformas de gestão de desenvolvimento de pessoas;
Em pouco tempo teríamos uma outra realidade no Brasil.
Você estaria disposto a se juntar a nós para debater o tema Promoção de Saúde, visando desenvolver Programa para uma nova e efetiva Cultura de Saúde no Brasil?
Adicione um comentário