Política

PSDB negocia possível fusão com PSD de Kassab

Paulo Serra: presidente estadual do PSDB

O PSDB, que não vive boa fase desde as eleições presidenciais de 2022, começou a negociar uma possível fusão com o PSD, partido de Gilberto Kassab, também secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.

Nas eleições de 2024, a sigla amargou o pior resultado de sua história ao não eleger nenhum prefeito. No primeiro turno, o PSDB foi às urnas disputando sete capitais brasileiras. Ao final do pleito, partido não elegeu nenhum prefeito. A sigla não conseguiu sequer levar um candidato ao segundo turno.

Também no ano passado, o partido perdeu os oito vereadores de São Paulo e protagonizou mais um fiasco com a campanha a prefeito de José Luiz Datena, que conquistou 1,84% dos votos na disputa pela Prefeitura.

Também perdeu dois prefeitos do ABC, José Auricchio Júnior, ex-prefeito de São Caetano, migrou para o PSD, e Orlando Morando, ex-prefeito de São Bernardo, também deixou a sigla, no último ano.

O presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, revelou ao Estadão que, na quinta (2), se reuniu para tratar do futuro da sigla com Kassab.  “Tivemos uma boa conversa e essa questão da fusão do PSDB com o PSD está avançando bastante”, afirmou.  “Precisamos crescer e a fusão, incorporação ou federação podem ser alternativas”, completou.

Já o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou ao Estadão que os tucanos irão debruçar sobre o tema em fevereiro, a partir da reabertura dos trabalhos do Congresso.

O PSDB integra uma federação com o Cidadania desde 2022. O partido já comandou a Presidência da República, de 1994 a 2002, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o governo de São Paulo por quase 30 anos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário