O PT de Santo André realizou convenção partidária, neste domingo (13) e confirmou a candidatura da vereadora Bete Siraque para prefeita do município.
O presidente municipal do partido, Antônio Padre, destacou a ousadia, que sempre foi uma marca do PT na cidade, ao indicar uma chapa majoritária formada por duas mulheres. Morgana Ribeiro, do PC do B, foi homologada candidata a vice-prefeita ao lado de Bete. “Precisamos ter confiança na ousadia, por isso, estamos lançando uma chapa de mulheres. Com uma candidata a vice jovem, negra, da periferia, queremos mostrar que é possível enfrentar o racismo estrutural, a desigualdade que ainda existe na periferia. E por que não duas mulheres?”, questionou Padre.
Já a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, destacou a importância da candidatura de Bete. “Ela é uma mulher de coragem e luta, que vai fazer uma bonita caminhada. Com ela, Santo André será administrada com generosidade, humanismo e solidariedade”, disse.
O deputado Orlando Silva, do PC do B, também participou da convenção e afirmou que essa chapa “tem compromisso com a classe trabalhadora”.
A candidata a vice-prefeita, Morgana Ribeiro, contou que sempre teve Bete como exemplo. “Foi através do exemplo dela que entendi como uma figura pública deve se comportar perante a cidade”. Morgana lembrou que, apesar de terem trajetórias e origens distintas, ambas têm um objetivo em comum: “dias melhores para todas as pessoas”.
Durante a convenção, dezenas de lideranças políticas e sindicais, prefeitos, deputados e outros candidatos da região manifestaram seu apoio a Bete, que também recebeu o carinho de seu marido, Vanderlei, e de sua filha, Ana.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também registrou seu apoio e garantiu: “A construção de um Brasil melhor começa pela construção de uma cidade melhor. Em Santo André, Bete está preparada para fazer as mudanças que o nosso povo precisa”.
Para encerrar as falas de apoio, o ex-presidente Lula abrilhantou o encontro e manifestou o seu apoio à Bete. “Nós largamos com vantagem porque temos um enorme legado para apresentar nessa campanha”. E finalizou: “A partir de cada cidade desse país, vamos juntos reconstruir o Brasil”.
Ao final, a candidata falou sobre a situação de abandono em que se encontra Santo André, uma cidade que já foi exemplo de inovação em políticas públicas. Apresentou as principais diretrizes do seu programa de governo e, muito emocionada, finalizou: “Que partilhemos do pão da justiça social, do bem querer, do esperançar, numa cidade promotora de paz. Não queremos a paz dos cemitérios, mas a paz da transformação, onde o X da questão seja o respeito e a solidariedade na construção da cidade dos nossos sonhos. É assim que pretendemos construir a nossa cidade. Retomá-la para que o nosso povo possa ser feliz de novo.”