ARY SILVEIRA BUENO

Qual é o nome da brasileira de maior sucesso no mundo?

04/01/14

Seguramente se feita essa pergunta ao grande público, a resposta, creio, seria Gisele.
Seguramente se feita essa pergunta, informando tratar-se de corporação, uma gigante multinacional brasileira, creio, a resposta poderia ser 3 G Capital ou AB InBEV (AMBEV), esta sim, nome bem conhecido do grande público do meio corporativo.
Sabemos que o benchmarking – espelhar-se em modelo de sucesso – é praticado para se ter mais velozmente e a menores custos, soluções testadas, no caso em pauta, para as complexas questões de Gestão no mundo empresarial.
Assim sendo, seguramente caberia a pergunta:
O que faz a AB InBEV e seus donos e entre os principais – Jorge Paulo, Beto e Marcelo, terem contínuo sucesso há 40 anos?
Resposta ampla, esclarecedora, estruturada, técnica e efetiva, você não a terá neste muito pequeno texto claro, mas seguramente os dez princípios, “guarda chuva”, que norteiam o grupo, expresso em cartilha, podem ser em grande parte as razões para o seu grande sucesso no cenário econômico mundial.
Os princípios abaixo, ora transcritos, foram divulgados na edição de número 98 de maio e junho de 2013, da Revista HSM Management. O dossiê completo: THE 3G WAY, você encontra nas páginas 77 a 99, desta revista.
Eis os dez princípios:
1. Somos movidos por um sonho grande e desafiador: ser a melhor e mais lucrativa companhia do mundo.
2. Pessoas excelentes, livres para crescer no ritmo de seu talento e recompensadas adequadamente, são nosso ativo mais valioso.
3. Devemos selecionar indivíduos que possam ser melhores do que nós. Seremos avaliados pela qualidade de nossas equipes.
4. Nunca estamos plenamente satisfeitos com nossos resultados. É essa recusa em se acomodar à situação atual que nos garante vantagem competitiva duradoura.
5. Resultados são a força motriz da empresa. O foco nos resultados nos permite concentrar tempo e energia no que é essencial.
6. Somos todos donos da empresa. E um dono assume a responsabilidade pelos resultados pessoalmente.
7. Acreditamos que bom senso e simplicidade são melhores que complexidade e sofisticação.
8. Gerenciamos nossos custos rigorosamente, a fim de liberar recursos que ajudarão a aumentar o faturamento.
9. A liderança pelo exemplo pessoal é melhor guia para nossa cultura. Fazemos o que dizemos.
10. Não tomamos atalhos. Integridade, trabalho duro e consistência são o cimento que pavimenta nossa empresa.
Os tais princípios tem se mostrado muito eficientes e eficazes à esta multinacional que é orgulho brasileiro.
Finalizo com duas perguntas:
Seriam esses princípios aplicáveis a uma pequena empresa do varejo óptico, por exemplo? Levaria 4 ou 40 anos para se colher bons resultados?
Seriam esses princípios aplicáveis, ainda que parcialmente, na Gestão Pública e/ou no Terceiro Setor?
Caro Leitor! Compartilhe conosco a sua opinião.

Ary Silveira Bueno é Contador e auditor Diretor da ASPR