Educação

Quando a vida ensina: crianças exploram o ciclo da existência no Colégio Harmonia

Com olhar sensível e curiosidade científica, turmas da Educação Infantil investigam as diferentes formas de nascer, crescer e se transformar

Melissa Soldi, Yan Haruki, Professora Nayra Tie e Théo Haruo
(Foto: Divulgação)

   No Ensino Infantil do Colégio Harmonia, cada descoberta é uma semente de aprendizado. Ao longo de 2025, as turmas da Educação Infantil e dos 1ºs anos do colégio desenvolveram pesquisas e atividades inspiradas pelo tema “Ser Natureza”, eixo norteador do trabalho pedagógico deste ano. A proposta integrou os conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a experiências investigativas que valorizam o brincar, o contato com o meio ambiente e a reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO.

   A iniciativa teve como foco promover aprendizagens significativas e autênticas, nas quais as crianças se tornaram protagonistas de suas descobertas. Ao relacionar os conteúdos curriculares aos próprios interesses e curiosidades, os alunos puderam aprender a escrever, calcular e observar o mundo com um olhar científico e sensível.

 Pequenos cientistas em ação

 No Infantil III, as crianças vivenciaram uma experiência única ao acompanhar de perto o ciclo de vida dos patos – desde o ovo até o nascimento. O projeto começou com a observação dos ovos por meio da ovos copia, técnica que permite visualizar o desenvolvimento do embrião dentro da casca.

   Em seguida, os alunos acompanharam cada etapa do processo na chocadeira, compreendendo a importância do cuidado, do tempo e das condições ideais para o nascimento. O momento mais esperado foi a chegada do pato José, que encantou a todos e se tornou parte das descobertas cotidianas. A partir dessa vivência, as crianças puderam compreender conceitos como animais ovíparos e vivíparos, os ciclos da vida e o respeito por todas as formas de existência.

   Já o Infantil IV mergulhou em uma jornada de pesquisa e observação sobre o mimetismo e a camuflagem na natureza. A turma recebeu doações de bichos-pau e acompanhou de perto seu comportamento, explorando como esses insetos se confundem com o ambiente para garantir sua sobrevivência.

   A curiosidade levou os alunos a investigarem o nascimento dos filhotes, registrando as mudanças e os cuidados necessários para sua preservação. Em um gesto de consciência ambiental, os pequenos cientistas construíram um viveiro com materiais recicláveis e sustentáveis, criando um espaço seguro e adequado para os animais. A experiência despertou reflexões sobre equilíbrio ecológico, respeito à natureza e o papel de cada um na conservação do meio ambiente.

   O projeto também incentivou reflexões sobre cuidado, tempo e transformação – valores essenciais não apenas para compreender a natureza, mas para se reconhecer como parte dela. A cada conversa, registro e desenho, as crianças perceberam que a vida pulsa em ritmos diferentes, mas sempre com beleza, mistério e potência.

   “Investigar o ciclo de vida é uma oportunidade única de despertar, nas crianças, o encantamento pela natureza e o desejo de compreender como a vida se transforma. Ao acompanhar o nascimento do pato, ou as metamorfoses do bicho-pau, por exemplo, elas constroem saberes científicos e cultivam valores de gentileza, cuidado e respeito, exercitando a curiosidade e o olhar sensível diante do mundo”, explica a Coordenadora do Ensino Infantil, Yohana Tibúrcio Bispo.

   O resultado desse percurso pode ser visto nas redes sociais e no site da Instituição. Mais do que um tema curricular, o ciclo da vida tornou-se, no Colégio Harmonia, uma metáfora para a própria educação: um processo contínuo de descobertas, crescimento e encantamento com o mundo que nos cerca.

Maria Luiza, Professora Juliana Paula, Professora Sara Reis e Caroline Naomi
(Foto: Divulgação)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário