Educação

Quatro cidades do ABC só irão retomar aulas presenciais em 2021

O Estado de São Paulo havia anunciado a retomada gradual das aulas, a partir de 8 de setembro,  para todas as cidades que estiverem mais de 28 dias na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de flexibilização. A proposta prevê ainda combinação de aulas presenciais e virtuais. Porém, nessa semana, quatro prefeitos do ABC já anunciaram que vão manter apenas aulas online em 2020.

Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá anunciaram a volta às aulas presenciais apenas em 2021. Decisão difere do plano do governo estadual. Na quarta (29), o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, anunciou que a volta às aulas presenciais na rede municipal só deverá acontecer em 2021. Na quinta (30), os prefeitos Paulo Serra (Santo André), Adler Kiko Teixeira (Ribeirão Pires) e Rio Grande da Serra (Gabriel Maranhão) também adotaram a mesma medida.

Já São Caetano está esperando o resultado de uma pesquisa feita com pais para decidir quando retoma as aulas na rede municipal. Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando, em live, anunciou que as aulas presenciais não irão voltar em setembro próximo. Porém, ainda não foi decidida qual a nova data e se o retorno acontecerá ainda neste ano ou só em 2021. A Prefeitura de Diadema ainda não decidiu quando retoma as aulas presenciais.

Na segunda (3), o Consórcio Intermunicipal do ABC realizará reunião com os sete prefeitos para novas avaliações e determinações sobre o tema.