Opinião

Quem dobrou seu paraquedas hoje?

Guerra do Vietnã. Caças sobrevoavam os céus diariamente. Certa manhã, um deles foi alvejado pelos vietnamitas. A aeronave, obviamente começou a perder força e girar descontroladamente em sentido vertical. Experiente, o piloto Charles, com o pouquíssimo tempo que tinha, conseguiu abrir o teto do avião, desprendeu o assento ejetável e, como um foguete ascendeu às alturas – nessas horas o paraquedas é o melhor amigo do homem.
Ao chegar salvo em solo firme, Charles foi capturado, preso pelos inimigos e ficou seis anos no Vietnã vendo o sol nascer quadrado. Ao sair da cadeia, voltou ao seu lar nos Estados Unidos e após poucos anos foi transferido para a inatividade remunerada, através de decisão judicial, inclusive recebendo ajuda de custo. Militar Reformado como era, Charles passou a dar palestras, pois.
Falava do que aprendeu, do que viu, do que vivenciou, sobretudo oferecia sugestões de como podemos nos desenvolver mais dignos de virtudes enquanto seres humanos. Trazia em seus discursos instruções para as pessoas que passaram por dificuldades, de modo que se tornou muito conhecido no país todo.
Depois de uma de suas apresentações Charles e mais alguns amigos foram jantar fora. No restaurante, porém, alguém o reconheceu: – Você não é o Coronel Charles?
-Sou, mas como você sabe?
-Porque era eu quem dobrava seus paraquedas, respondeu sorrindo o rapaz.
-Puxa vida quando eu saltei daquele avião, o paraquedas realmente funcionou. Eu devo minha vida a você.
Os dois se abraçaram e o encontro foi super-saudável. Sentaram-se a mesa juntos, beberam vinhos, relembraram historias e conversaram muito. Charles, no entanto, convidou o moço a assistir uma de suas palestras que aconteceria ainda naquela semana.
Antes de dormir, o coronel ficou lembrando quando ele era piloto e não se recordava de ter agradecido, ou cumprimentado aquele homem quem salvou sua vida. Dois dias depois, Charles estava a iniciar uma de suas palestras e, então, começou com a seguinte pergunta:
“Quem dobrou o paraquedas para vocês hoje?”Aquele rapaz quem ele encontrara no restaurante e quem sempre dobrava seus paraquedas, estava na plateia. Charles falou por quase uma hora e no final concluiu:
“Vocês já lembraram de agradecer a essa pessoa quem dobrou seu paraquedas? Isso pode salvar suas almas! Não esqueçam de agradecer nunca. Agradeçam a seus pais, seus maridos, filhos, esposas e aqueles que sempre investiram em você. A gente só se lembra de falar dos defeitos, mas não lembra de agradecer. Gratidão é o sentimento dos nobres. E lembrem-se: quanto mais vocês agradecerem, mais motivos terão para serem gratos”.

 

“Prefiro contratar um homem entusiasmado a um homem que sabe tudo” – John Davison Rockefeller (1839 – 1937) – investidor e empresário norte-americano