AME Memórias de São Bernardo

Quem é Giovanni Breda – nome de praça

Giovanni Breda, 1930

Em 15 de janeiro de 1969, através do decreto nº. 1.896, assinado pelo prefeito Aldino Pinotti, na rotatória das avenidas João Firmino, Robert Kennedy, Humberto de Alencar Castelo Branco e Estrada dos Alvarenga, no bairro Assunção, em São Bernardo o local foi denominado Praça Giovanni Breda e foi inaugurada pelo prefeito Geraldo Faria Rodrigues, em 17 de agosto de 1974, com 22 mil metros quadrados.
O nome é em homenagem a Giovanni Breda, meu avô paterno. Ele nasceu em 16 de janeiro de 1884 em Cologne, domicílio de Ornelle, na província de Treviso, Itália. Filho de Giuseppe Breda e Antonia Giacomini Breda, chegou ao Brasil aos quatro anos de idade, com os pais e quatro irmãos em 26 de janeiro de 1889.
Em 1897, a família já estava no Núcleo Colonial de São Bernardo, num dos lotes vendidos aos imigrantes italianos da linha Jurubatuba.
Giovanni, que tinha o apelido de Nanni, casou com Thereza Angiotetti. O casal teve nove filhos: Verônica, José (o Beppe), Regina, Angelo (o Fuzil), João, Amélia, Antonia, David e Maria. A família se sustentava produzindo carvão e cultivando a terra, plantando batata, abóbora, mandioca, verdura, loro, banana, uva e cambuci – com estes dois últimos frutos, fabricava vinhos.
Além destes produtos, cuidava de colmeias para colheita de mel. Também tinha criação de galinhas, cabras, vacas e burricas – que ganhavam nomes de flores: Camélia, Roseira, Margarida que eram atreladas às carroças (vide cópia da Carteira de Conductor de Vehiculos, com o nome abrasileirado para João Breda).
O tempo para lazer era dedicado aos jogos de futebol, bocha e mora. Com seus filhos mais velhos (entre eles, meu pai Angelo) fundaram o Clube XX de Setembro com sede anexada à casa da família que tinha como principal atividade o time de futebol, onde todos os filhos jogavam e as filhas torciam. No salão do Vinte se realizavam os famosos bailes e as festas juninas com direito à fogueira, pau-de-sebo e o levantamento de mastro dos Santos: Antônio, João e Pedro.
O nonno Giovanni ficou viúvo, quando a nonninha faleceu em 1962. Ele faleceu em 13 de setembro de 1965 em São Bernardo na mesma casa que sempre viveu, cuidando de seu pomar, horta e o pequeno apiário.
No local onde ele plantava as videiras e se localizavam o campo de futebol e as canchas de bocha hoje se localiza a praça, uma das maiores em tamanho da cidade e, infelizmente, conhecida popularmente como Área Verde.

Hilda Breda – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

Dados da carteira de Giovanni Breda de condutor de veículo de tração animal com o nome abrasileirado para João

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário