
Fundada em 1952, na cidade de Capivari, a Sociedade Rádio Independência foi transferida para São Bernardo em 1957, com estúdios e auditório para 360 pessoas, na Rua Marechal Deodoro, 1369, com torre de transmissão localizada na atual Avenida Maria Servidei Demarchi, no Bairro Demarchi.
Funcionou até 1960 sob o comando do saudoso Milton Guidetti. Nesse ano foi vendida para a empresa Emissoras Coligadas S.A. Foi quando eu vim para São Bernardo e fui trabalhar na Rádio.
Em 1967 foi vendida para Nelson Arruda e, em 1970, adquirida pelo jornal Diário do Grande ABC. Nesse ano ganhou uma nova torre de transmissão, situada no Bairro Anchieta. E a Rádio Independência passou a ser a Rádio Diário do Grande ABC.
A Rádio Independência foi uma das pioneiras do ABC em radio-difusão, com o prefixo ZYW5. Inúmeros radialistas surgiram aqui, como meu amigo Rolando Marques (1943/1994), especialista em transmissões de jogos de futebol. Era a “Voz de Ouro do Grande ABC”.
As novelas tinham ótima qualidade e eram campeãs de audiência. Artistas como Gessi Soares de Lima, Osmar Cussiol, Amélia Nascimento, Adoniran Barbosa e Jerry Adriani, estiveram no estúdio. Programas como o Grande Teatro de Emoções, ficaram na mente dos ouvintes por muitos anos. Odete Bellinghausen realizava uma peneira de calouros no meio do ano e um show beneficente no final; os dois programas com auditório lotado.
Em 1992 foi vendida a um grupo evangélico. Em 2001 os transmissores foram desmontados e a rádio transferida para São Paulo. Hoje é a Rádio Universo, 1300 KHZ, com sede em São Paulo e pertence à Igreja Pentecostal Deus é Amor.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário