Quinta Avenida

Ray Anthony

Prezados leitores, neste artigo, uma homenagem ao último membro vivo da era do swing e das big bands, Raymond Antonini que, no último dia 22 de janeiro, completou 103 anos de idade. Trompetista, band leader e compositor, liderou uma corporação musical de muito sucesso, aparecendo em programas de rádio e na televisão. Ele nasceu na cidade de Bentleyville-Pennsylvania, mudando-se com os pais para Cleveland-Ohio, quando tinha 5 anos.

Ray Anthony

Ray Anthony, como ficou conhecido no mundo da música, era membro de uma família musical, os Antonini tocavam vários instrumentos, apresentando-se em festinhas de aniversário. Aos 17 anos de idade, depois de atuar na banda do saxofonista San Donahue por certo período, foi contratado como membro da lendária orquestra do trombonista Glenn Miller, onde permaneceu por cerca de 1 ano.
Antes de se incorporar à Marinha durante a segunda guerra mundial (1939-1945), Ray integrou a corporação musical liderada pelo saxofonista Jimmy Dorsey. Na Marinha, liderou uma orquestra militar para entretenimento das tropas acantonadas na frente de operações. Ao dar baixa, organiza a própria big band, executando um repertório que mesclava os estilos de Glenn Miller, Harry James e Tommy Dorsey, seus ídolos.
Ray Anthony foi um dos pioneiros chefes de orquestra a aderir à televisão com enorme aceitação de público, aparecendo por mais de 15 anos em shows transmitidos em rede para todo país. Também apresentações em salões de baile e cruzeiros marítimos. No início dos anos 1960, dissolveu a orquestra, temporariamente, formando um Combo Musical (com mais ou menos 5 componentes) denominado The Bookends, apresentando-se regularmente no Sahara Hotel da cidade de Las Vegas ao longo de mais de 20 anos.
De tempos em tempos, reorganiza a big band convencional para exibições em eventos especiais, até que, em 1980, com o renovado interesse pelo som das big bands, forma nova banda para excursionar por todo país, agora em caráter permanente. Nessa mesma época Ray formou a “Big Band dos Anos 1980”, uma organização concebida para perpetuar o interesse nesse tipo de música, com adesão de outros chefes de orquestra em nível nacional, enviando periodicamente noticias para a imprensa de todo país.
Algum tempo depois, emissoras de rádio passaram a apresentar programas com a fascinante música da era do swing, alcançando grande audiência. Para auxiliar na divulgação dos discos, Ray elaborou um completo catálogo, comercializando as gravações pelo reembolso postal com grande volume de vendas.
O grande impulso para o sucesso deu-se a partir de 1949, quando Ray assinou contrato discográfico com a prestigiosa Capitol Records, surgindo álbuns de grande sucesso, com gravações de tradicionais temas do cancioneiro popular norte-americano como :”Mr. Anthony´s Boogie”, “At Last”, “Harbour Lights, “Nevertheless” e “The Man With A Horn”, entre outros mais. Por volta de 1950, a orquestra começou a ter reconhecimento de público e crítica, tomando parte em programas de rádio transmitidos para todo país como “The Chesterfield Broadcast Show”, onde Ray liderava apresentações semanais de grande audiência durante muitos anos. Também aparecendo em filmes musicais rodados em Hollywood, sendo homenageado com uma estrela “Na Calçada da Fama de Hollywood”. Ray Anthony tornou-se o último membro vivo da mais popular e carismática big band liderada pelo trombonista Glenn Miller. Uma longa vida dedicada à arte musical, alcançando a fama e o respeito de seus admiradores até nossos dias. Ray Anthony, um músico que, jamais será esquecido.

Ray Anthony And His Orchestra

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

StatCounter - Free Web Tracker and Counter