Cidades

Redução da pressão de água economiza 83 bilhões de litros, segundo Sabesp

Volume economizado é suficiente para abastecer, por um mês, as cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo (Foto: Divulgação)

Mais de 83 bilhões de litros de água já foram economizados, na Região Metropolitana de São Paulo, desde o início da redução da pressão noturna, em 27 de agosto último. O volume é o suficiente para abastecer, por um mês, as cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo.

A redução de pressão noturna atende a deliberação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), cujo objetivo é preservar o nível dos mananciais diante da pior estiagem dos últimos dez anos, em um contexto de emergência climática. Entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro último, a medida ocorreu por oito horas, começando às 21h e encerrando às 5h. A partir de 22 de setembro último, o horário foi ampliado em duas horas, com início às 19h e término às 5h.

Para enfrentar os desafios do abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo, a empresa está investindo mais de R$ 5 bilhões em obras de segurança e resiliência hídrica na Região Metropolitana de São Paulo até 2027, o que representa 8 mil litros de água por segundo acrescidos, beneficiando toda a população da região (22 milhões de pessoas). Esse conjunto de ações inclui novas captações e a ampliação da capacidade de tratamento em diferentes sistemas.