Cidades São Caetano

Referência em Segurança Pública, São Caetano tem queda nos índices criminais

Com pouco mais de dois meses de atuação do Smart Sanca, município já registra grandes avanços com queda nos indicadores criminais

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, nesta segunda (29), fez um balanço da segurança pública na cidade. Com pouco mais de dois meses de atuação do Smart Sanca, o município já registra grandes avanços com queda nos indicadores criminais.

“É sempre muito importante discutir um dos assuntos que mais nos afetam, que afetam de forma democrática todas as camadas da população. A falta de segurança ou a segurança afeta todo mundo, independente de idade, cultura, gênero, raça. Todos nós estamos à mercê da falta de segurança”, disse Tite.

O Coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), apresentou indicadores criminais da cidade. Em julho, São Caetano alcançou um feito histórico, quando não houve registro de roubo de veículos no município. Na ocasião, Sanches trouxe dados dos últimos dois meses, onde foram registradas quedas nos homicídios, roubos de veículos e roubos-outros.

 Comparando dados de agosto de 2024, com agosto deste ano, houve queda de 100% nos casos de homicídio doloso e queda de 58,33% em furtos de veículos. Roubo de veículos caiu 50% e roubo de carga, 200%. Analisando o mês de setembro deste ano com o mesmo mês de 2024, houve queda de 57,89% no furto de veículos na cidade e queda de 19,04% em outros roubos.

“Os números são muito bons, inclusive se compararmos com os números gerais do ABC”, disse Sanches. “Apesar dos números muito bons, eles não se esgotam por si só. O trabalho de segurança pública não é uma coisa que acaba hoje”, comentou Tite.

Tite com o Coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, tenente-coronel Fernando Carvalho Ricardo, capitão Ronaldo Sales, Delegado titular de São Caetano, Marcelo Caio Ferrari e vereadores

Segundo o Tenente-Coronel Fernando Carvalho Ricardo, comandante do 6º BPM-M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), o diferencial em São Caetano é que a Polícia Militar consegue oferecer um serviço superior devido ao apoio da Prefeitura. “A atividade delegada faz diferença para nós, conseguimos colocar mais viaturas na rua com base na atividade delegada, o pró-labore pago pela Prefeitura de São Caetano é um diferencial ao nosso soldado e traz interesse para que o policial se fixe na cidade”, afirmou.

No entanto, o Tenente ressaltou que a atual legislação dificulta o avanço. “Temos um fator dificultador que são leis que permitem a prática reiterada do delito. Fizemos operações em todas as cidades do ABC e, nelas, prendemos o mesmo indivíduo seis vezes. É um trabalho de enxugar gelo que precisa ser alterado na sua raiz”, comentou.

Desde que assumiu a Prefeitura, Tite tem intensificado as ações de segurança em São Caetano. Com queda significativa nos indicadores criminais, o município se tornou referência no uso de tecnologia integrada para segurança da população. “O Smart Sanca é o reflexo que conseguimos fazer com pouquíssimos recursos, com muita vontade, muita articulação política, administrativa para fazer com que o Smart Sanca fosse uma coisa que realmente funcionasse na cidade. Em pouco tempo de operação, tem sido um sucesso”, disse.

De julho a setembro, 55 procurados pela justiça foram capturados pelo Smart Sanca, sendo 28 por reconhecimento facial e 27 por leitura de placas veiculares. Hoje na cidade há mais de 510 câmeras inteligentes em operação na cidade, integradas às forças de segurança. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

  • Nada pode diminuir 200%. Há um erro estatístico. Dados de frequência podem no máximo cair 100% e zerar. Mais que isso é metro de cálculo. O que gera dúvida se os demais números estão corretos.