Educação

Retomada das aulas presenciais deverá acontecer em setembro

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (24) de junho, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; o secretário de Educação, Rossieli Soares (participação por meio de vídeo-conferência, pois ainda se recupera da Covid-19), do secretário-executivo de Educação, Haroldo Rocha; ao coordenador e secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Carlos Carvalho e João Gabbardo dos Reis, o Plano de Retorno da Educação em São Paulo.

“O Governo de São Paulo apresenta o plano, gradual e seguro, de retomada das aulas, que será destinado aos mais de 13 milhões de alunos da rede pública do Estado, das creches às universidades, unidades de ensino municipais, estaduais e ainda servirá de orientação para o ensino particular. Vamos garantir segurança e prevenção para alunos e professores”, anunciou Doria. O plano, segundo o governador, foi elaborado junto a Secretária de Educação e o Centro de Contingência da Covid-19 e também foi pautado com experiências internacionais exitosas em países como Dinamarca, França, Holanda, África do Sul, Alemanha, Chile e China.

A data prevista de retorno das aulas presenciais será o dia 8 de setembro.  As condições do retorno da educação estarão vinculados aos indicadores de Saúde do Plano SP e em três etapas. Na Etapa 1, só será permitida até 35% da capacidade física da unidade escolar; na Etapa 2, até 70% da capacidade e na Etapa 3 até 100%.

Para avançar de etapas, as unidades escolares serão avaliadas de acordo com critérios regionais, ou seja, na Etapa 1, os municípios deverão permanecer 28 dias na fase 3 do Plano SP; na Etapa 2, 14 dias na fase 4 e na Etapa 3, 14 dias na fase 4 também. Os protocolos a serem seguidos incluem regras como distanciamento social de 1,5 m, revezamento presencial dos alunos e sanitização dos ambientes. Mais informações podem ser encontradas nos sites: www.educacao.sp.gov.br/ e www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

– 238.822 casos confirmados

– 13.352 óbitos

– 5.455 internações em UTI

– 8.547 internações em enfermaria

Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 65,4% e na Grande São Paulo de 68,1%.