Confira os principais fatos e acontecimentos que marcaram o ano no ABC
JANEIRO

Os prefeitos do ABC iniciaram os novos mandatos em janeiro e estiveram reunidos, pela primeira vez, na quarta (8), para receber o vice-governador e, na ocasião, governador em exercício, Felicio Ramuth. Em São Bernardo, Ramuth realizou visita técnica às obras do BRT-ABC, modal de transporte que vai conectar o ABC à Capital e começa a operar em 2026. Também esteve na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema.
FEVEREIRO

O Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, esteve em São Bernardo, no tradicional restaurante Torá, para participação do lançamento do Núcleo ABC da REN Brasil – Regional SP, uma associação sem fins lucrativos que visa promover o empreendedorismo e a cultura nikkei no Brasil. Na ocasião, foi realizada a cerimônia da Quebra do Barril de saquê, Kagami Wari, ritual comum para desejar sorte.
MARÇO

A Represa Billings completou 100 anos, na quinta (27). Trata-se do maior e mais importante reservatório de água da Região Metropolitana. A represa foi idealizada pelo engenheiro Billings, em 1925. Na ocasião, o reservatório foi construído com o intuito de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. Para celebrar o centenário, Prefeituras do ABC realizaram programação especial.
ABRIL

As obras do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, avançaram com a concretagem de um trecho da ponte com mais de 200 m³ de concreto. As intervenções tiveram início em junho de 2022 e chegaram ao fim de 2024 com cerca de 30% de execução. Desde de janeiro, Marcelo Lima imprimiu um novo ritmo ao empreendimento. A obra saltou de 30% para 100%, uma evolução de 70% . O viaduto foi entregue, no sábado (20). O investimento foi de R$ 200 milhões.
MAIO

Uma das maiores obras de infraestrutura de Mauá foi inaugurada, na quarta (28), a Nova Estação. A obra inclui a integração do Terminal Central a um novo shopping. Ao todo, 26 linhas de ônibus passam pelo novo terminal que tem fluxo diário estimado em 200 mil pessoas. Anexo ao terminal, o Shopping Nova Estação. O projeto foi viabilizado por meio de uma concessão feita pela Prefeitura a uma empresa privada o investimento foi de R$ 85 milhões.
JUNHO

São Caetano deu mais um passo na revitalização do Terminal Rodoviário Nicolau Delic. Além de entregar a reforma do módulo 1, na quinta (12), o prefeito Tite Campanella assinou a Ordem de Serviço para a revitalização do módulo 2. A obra integra pacote de investimentos na região central da cidade, que inclui também a requalificação viária das ruas da região.
JULHO

Moradores do Conjunto Habitacional IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriais), na Vila Guiomar, em Santo André, tiveram um desfecho digno, depois de mais de 70 anos de espera pela regularização de seus imóveis. O 1º Tabelionato de Notas de Santo André, concluiu ato de desjudicialização ao lavrar uma escritura pública de usucapião extrajudicial do imóvel, que é considerado um imóvel público, pertencente ao INSS.
AGOSTO

Foi inaugurada a primeira Faculdade Municipal de São Bernardo. Criada para oferecer ensino superior gratuito a moradores da cidade, a universidade está localizada em prédio na Rua Marechal Deodoro, 1058, no Centro. A iniciativa é fruto da gestão Marcelo Lima, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu.
SETEMBRO

A construção do BRT-ABC segue a todo vapor. No domingo (21), houve a demolição do atual terminal central de São Bernardo, onde param os ônibus e trólebus do Corredor ABD. O equipamento dará lugar ao novo terminal do BRT-ABC, que levará moradores da região ao Terminal Tamanduateí. O sistema terá 18 km de extensão e vai conectar o ABC ao metrô em São Paulo, por meio de uma faixa exclusiva, com veículos elétricos.
OUTUBRO

A Next Mobilidade deu continuidade ao projeto Corredor Verde + Verde. A iniciativa, idealizada pela empresária Maria Beatriz Setti Braga, tem como foco expandir a primeira Floresta Urbana Linear já implantada em um corredor de ônibus no Brasil. Na extensão do Corredor Metropolitano ABD foram plantadas 600 novas mudas de árvores da Mata Atlântica, elevando para 13 mil o total de árvores ao longo dos 90 km do Corredor. A meta é chegar a 16 mil árvores.
NOVEMBRO

A Prefeitura de Ribeirão Pires lançou, na quarta (12), edital de concurso (nº 001/2025), que selecionará o melhor projeto para a implantação, administração e operação comercial do antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), instalado na área pública da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro. O edital estará aberto para inscrições até 8 de janeiro de 2026.
















Adicione um comentário