A revista Cemporcento Skate celebra 30 anos. São 30 anos de edições impressas dedicadas à cultura do skate. Criada em 1995, a Cemporcento tem muita história para contar e grande tradição e credibilidade conquistadas ao longo dos anos. É um momento marcante, 30 anos que demostram a força e a resiliência da revista impressa. A Cemporcento é referência no skateboard, trazendo sempre informação de qualidade do skate brasileiro, é única e atual.
“Era um grupo de amigos descontentes com o que tinha de mídia no Brasil. Fizemos um zine. Aí as marcas viram que precisava de mais uma mídia. Na época, a revista era a principal mídia de skate, o pessoal buscava relevância e patrocínio através da revista, da capa da revista. E a gente vem documentando o skate brasileiro há 30 anos”, conta Marco Cruz, diretor da Cemporcento Skate.

Para celebrar os 30 anos da revista, foram realizados este ano três eventos que passaram por Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Na capital paulista, o evento aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em um dos mais emblemáticos picos de skate da cidade, o Largo da Batata, reunindo milhares de skatistas e fãs da revista, para um Rail Challenge com premiação, distribuição de brindes, exibição de première e autógrafos com skatistas Vans e Monster.
“Estamos muito felizes de ver que 30 anos depois, conseguimos se reformular e se adaptar do impresso para o digital, temos todas as plataformas digitais com grande alcance, mas o amor pelo cheiro do papel, o tato, ver a foto no detalhe é muito diferente do que você abrir o instagram e dar um zoom na tela. E também, para o skate, é muito importante ter a revista, muitos skatistas nos perguntam como que faz para sair na capa. Temos as marcas que nos patrocinam, temos apoio do mercado. O skate cresceu e continuamos documentando, trabalhando, fotografando e continuamos imprimindo revista, o que nos deixa muito feliz. Tenho orgulho de dizer que faço uma revista”, comenta Marco.
Ainda em celebração aos 30 anos, em 2026, será lançado um livro de capa dura, dividido por décadas, contando a história da revista, desde os anos 90 até hoje. “Estamos diagramando e montando. O livro terá o tema ‘Décadas’, com skatistas de cada geração, levantamos todo nosso arquivo, digitalizamos e vamos contar toda a história desde os anos 90 até os dias de hoje. O nosso editor, Rodrigo Kbça, está trabalhando junto com a equipe e logo mais vamos lançar”, revela.
Recentemente, o skatista profissional, fotógrafo e voz ativa na cena do skate, Rodrigo Lima “Kbça” assumiu como editor da Cemporcento Skate. “Ser o editor de uma publicação como a Cemporcento Skate é ter a certeza que poderei seguir ajudando a escrever a história do skate brasileiro”, disse Kbça, na ocasião.

(Foto: Divulgação)
PARCERIA COM A VANS
A Vans é parceira de longa data da Cemporcento Skate. O Diretor de Marca da Vans Brasil, Pietro Giovanelli, afirma que a revista é um dos pilares na formação e no fortalecimento da cena nacional, não só por documentar a evolução do skate no Brasil, mas ajudar a pavimentar novas estradas para os skatistas. “A 100%, mais do que registrar movimentos culturais e aproximar as gerações, promoveu eventos que estabeleceram pilares sólidos do skate brasileiro, com criatividade, atitude e muita resiliência, em especial nos anos 90, quando o skate não tinha a visibilidade que tem hoje”, afirma.
Pietro ressalta que para a Vans, que também tem o skate como essência, caminhar ao lado de um veículo com essa representatividade, reforça o compromisso da marca de estar próximo com quem constrói essa comunidade no dia a dia. “Essa parceria é, para nós, uma forma de seguir contribuindo para que essa história continue sendo contada de maneira ativa, plural e conectada com quem vive o skate de verdade”.
Marco Cruz retribui: “É um dos nossos principais parceiros. A Vans nunca nos abandonou, é a primeira marca que pensou no skate e continua pensando até hoje. A Vans é fundamental para o desenvolvimento do skate, patrocina uma equipe gigantesca de skatistas. Só tenho a dizer: ‘Obrigado, Vans. Obrigado do fundo do coração, vocês são demais. É muito legal ter vocês como parceiros há muito tempo”.
VANS CELEBRA 30 ANOS DE CEMPORCENTO SKATE
“A Vans celebra os 30 anos da Cemporcento SKATE com profundo respeito pelo trabalho realizado, por todas as pessoas que construíram essa jornada, e por tudo o que a revista representa para o skate brasileiro. É uma trajetória que inspira e cria pontes entre diferentes momentos da cultura. Desejamos que esse marco seja apenas mais um capítulo de muitos que ainda virão, sempre impulsionando novas narrativas, apoiando talentos e fortalecendo a comunidade que mantém o skate vivo. Que a revista siga sendo referência e ponto de encontro para quem quer viver esse universo cada vez mais” – Pietro Giovanelli, Diretor de Marca da Vans Brasil.


















Adicione um comentário