Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão é a primeira cidade do ABC a receber o Selo CAIXA Gestão Sustentável

Município conquistou a certificação no nível Cristal, alcançando 62 pontos na avaliação de indicadores ambientais, sociais, de governança e climáticos (Foto: PMETRP)


A Prefeitura de Ribeirão Pires oficializou, na segunda (1), em ato solene, a conquista do Selo CAIXA Gestão Sustentável, reconhecimento que premia municípios com boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na administração pública. A cidade é a primeira do ABC a receber a certificação, concedida pela Caixa Econômica Federal. A entrega ocorreu na sede do Executivo municipal.

“A certificação da Caixa é um reconhecimento importante de que Ribeirão Pires vem avançando com responsabilidade e planejamento. Mais do que um selo, esse resultado traduz o esforço coletivo da nossa gestão para promover desenvolvimento sustentável, qualidade de vida para a população e uma cidade preparada para o futuro”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Com 62 pontos nos indicadores avaliados, o município recebeu o selo no nível Cristal, segunda graduação da certificação. Para conceder o reconhecimento, a CAIXA analisa 21 indicadores distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climática. Os dados utilizados são coletados de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pela administração local.

“A entrega do Selo CAIXA Gestão Sustentável a Ribeirão Pires, primeiro município do ABC a conquistar essa certificação, é um marco para a região. Esse ato evidencia o compromisso da cidade com as melhores práticas de sustentabilidade e governança e inspira outras cidades a seguirem o mesmo caminho, especialmente em um ano tão significativo para o Brasil no cenário ambiental com a COP 30”, afirmou a superintendente de Rede no ABC da Caixa Econômica Federal, Maria Claudia Casselli.

Os municípios certificados com o selo têm benefícios diferenciados na contratação de produtos como o FINISA Verde e o FINISA Transformação Digital. A adesão ao programa é voluntária e o selo tem validade de dois anos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário