Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão homenageia expedicionários da 2ª Guerra e apadrinha blindado Guarani do Exército

Ação aconteceu no Paço e celebrou os 80 anos do fim da guerra na Europa (Foto: PMETRP)

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, na quinta (8), data que marca os 80 anos do Dia da Vitória na Europa, ou seja, o fim oficial da 2ª Guerra Mundial no continente, solenidade cívico-militar no Paço Municipal para homenagear os expedicionários da cidade que lutaram na Itália e, em um gesto simbólico, apadrinhou um Blindado Guarani do Exército Brasileiro. O veículo militar, utilizado atualmente pelo Exército Brasileiro, passa a carregar o nome “Ribeirão Pires”, eternizando a contribuição da cidade para a história nacional.

Durante a solenidade foram lembrados os nomes dos combatentes ribeirão-pirenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na campanha da Itália: Waldemar Cerezoli, Ricardo Oliveira, Artêmio Giachello, Carlos Marquez, João “Juquinha” de Morais, Santo Sachetti, Sebastião Rodrigues, Valdermar Ramalho e Wadhi Cury (1° Tenente). Seus feitos foram exaltados como símbolo de coragem, patriotismo e dedicação à pátria.

“Eu, enquanto criança, tive a oportunidade de ter contato com essa história e sei o quanto isso marca nossa formação. Hoje, as crianças aqui presentes terão esse mesmo contato com os soldados, com o blindado, com a nossa história. Ribeirão Pires se orgulha de ver seu nome estampado em um blindado do Exército Brasileiro”, afirmou o prefeito Guto Volpi.

A cerimônia foi organizada com o apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Ribeirão Pires e contou com a participação de autoridades civis e militares; estudantes das escolas E.E. Dom José Gaspar, Colégio São José e Colégio Toth, além de representantes das Forças Armadas.

Erino Siviero Junior, representante da Loja Maçônica, destacou o legado dos pracinhas e a importância de cultivar o respeito às Forças Armadas: “Esses homens defenderam com bravura nossa pátria em nome da liberdade. Suas histórias de coragem continuam a inspirar as futuras gerações, e cabe a nós manter essa memória viva com gratidão e respeito.”

Representando o Exército Brasileiro, o Coronel Leonardo Kuwabara do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado — Regimento Raposo Tavares, de Osasco — lembrou a atuação dos 25 mil brasileiros que foram ao teatro de operações na Itália. O oficial destacou a ligação histórica do batalhão com as lutas pela soberania nacional, desde o período colonial até a Segunda Guerra.

“Hoje comemoramos não apenas a vitória dos Aliados, mas também o aniversário de 102 anos do nosso batalhão. É um orgulho para nós estarmos aqui e ver a cidade de Ribeirão Pires reconhecendo o valor dos seus expedicionários”, declarou.

Após a solenidade, uma roda de conversa foi promovida pela Loja Maçônica no Centro de Referência ao Idoso (CRI), fortalecendo a conexão entre gerações e a preservação da memória dos pracinhas.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário