Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão inaugura a primeira clínica pública de Cannabis Medicinal do Brasil

Enor De Morais, Carla Morando, Jessica Cormick, Eduardo Suplicy, Caio França, Ligia Volpi, Guilherme Cortez e Guto Volpi (Foto: @Lucasport01)

Ribeirão Pires inovou mais uma vez. No dia em que a cidade celebrou 71 anos, nesta quarta (19), a Prefeitura, em parceria com a Associação Flor da Vida, inaugurou a primeira clínica pública de Cannabis Medicinal do Brasil.

Localizada no Centro Ibrahim Alves de Lima, ao lado da Fábrica de Sal, a clínica permitirá o acesso gratuito à óleos feitos à base de cannabis para moradores de Ribeirão, mediante à prescrição médica e outros pré-requisitos, como ter autismo, fibromialgia, Parkinson, Alzheimer ou epilepsia. Serão priorizadas pessoas em maior vulnerabilidade social, um dos critérios para obtenção de medicamentos através rede municipal de saúde.  

A clínica está localizada no Centro Ibrahim Alves de Lima, ao lado da Fábrica de Sal

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Guto Volpi, do secretário de Saúde, Clovis Volpi, dos deputados estaduais Caio França, Eduardo Suplicy, Carla Morando e Guilherme Cortez, da vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick, do presidente da Associação Flor da Vida, Enor De Morais, vereadores e demais autoridades.

A primeira clínica de Cannabis Medicinal é fruto da parceria com a Associação Flor da Vida, com sede em Franca, interior de São Paulo, onde são feitas as plantações, colheitas e toda a produção dos óleos, pomada, spray nasal e outros produtos à base de canabidiol.

“Atendemos 20 mil pessoas em todo o Brasil, sendo 40% de forma social, sem nenhum apoio. Nosso compromisso com Ribeirão Pires é estender nosso trabalho, pensando na população. Temos produtos, como o spray nasal, que o efeito é imediato. Se uma criança tem uma crise epilética, com mais duas crises, temos que correr para o hospital, onde ela vai receber uma bateria de medicamentos. Sendo que com duas borrifadas do spray no nariz podemos sanar a crise”, explicou o presidente da Associação.   

Eliane Matos, Enor De Morais e Adriana Bispo

A viabilização da primeira clínica de cannabis do Brasil foi possível através das emendas parlamentares dos deputados estaduais Caio França (PSB) e Eduardo Suplicy (PT). Suplicy já faz uso do óleo para tratamento de Parkinson há alguns anos.

“Vim até Ribeirão Pires para uma cerimônia tão especial, inovadora e criativa. Esse projeto é a união, a colaboração de dois partidos que às vezes ficam por aí brigando. O que vocês estão fazendo na cidade é importante para o Brasil e sou testemunha de como a cannabis medicinal faz bem. Há um ano e meio estava com as mãos tremendo bastante e a cannabis foi me curando. Também tinha dores nos músculos da perna e isso acabou”, comentou Suplicy.

Viabilização da primeira clínica de cannabis do Brasil foi possível através das emendas parlamentares dos deputados estaduais Caio França (PSB) e Eduardo Suplicy (PT)

O deputado esteve em Franca, onde visitou a Associação Flor da Vida. “Conheci a Associação Flor da Vida e fiquei impressionado. Vi uma fila de mães e pães com suas crianças, algumas com autismo, que nos deram o depoimento de como a cannabis medicinal estava melhorando tanto a qualidade de vida de suas crianças. Também vi pessoas mais idosas com Alzheimer, Parkinson e outras doenças. Fiquei muito tocado, desde então, tenho participado de ações neste assunto”, afirmou.

Na ocasião, Suplicy relembrou o convite feito pelo deputado Caio França, para assumir como vice coordenador da Frente Parlamentar em defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial. “Foi um convite de excepcional qualidade. Temos feito audiências, tenho aprendido muito com o Caio”, disse. O deputado do PT ainda afirmou ao prefeito Guto: “Pode o PT e o PL terem outros exemplos de respeito mútuo, cooperação e trabalho. Então, Guto, pode dizer aos seus companheiros, que se quiserem, podem colaborar comigo”.

“Com experiência e currículo que o deputado Suplicy tem e com o depoimento que ele fez, é para enchermos de orgulho e nos unir em temas importantes para cada cidade, estado e para o Brasil para que haja uma construção de resultados. Mais do que um ato de coragem, é um ato de amor, de humanidade, é um ato suprapartidário, como disse o Suplicy. Com respeito, é assim que as forças políticas têm que se juntar em torno dos temas que debatemos todos os dias, sem importar partido, importar o propósito, o resultado e unir forças para que as coisas aconteçam nos municípios. Não há facilidades no poder público. Todas as decisões são difíceis, mas há uma confiança no resultado, no propósito e é isso que a gente tem feito com nossos vereadores e secretários. Um passo que faz história no Estado de São Paulo e no Brasil”, completou o prefeito Guto Volpi.

Caio França, em seu discurso, parabenizou Guto pela coragem em seguir com projeto da clínica. “Parabéns Guto pela coragem, por ser disruptivo nesta pauta tão importante para muitas famílias. Em 2018, protocolei o projeto de lei que inclui os medicamentos à base de cannabis no SUS em São Paulo. Foi uma luta de quatro anos para convencer meus colegas a aprovarem esse projeto na Assembleia. Avançamos, mais ainda temos muito desafios. Os medicamentos são caríssimos para a grande maioria dos brasileiros. Nossa ideia é poder fazer justiça. A lei ainda é muito restritiva. Quando idealizamos, só São Paulo tinha uma lei. Hoje, são 20 estados brasileiros que replicaram nossa lei”, disse o deputado.

Caio França, deputado estadual

“Era prefeito e o Guto, vereador. Promulgamos a lei e achávamos que as coisas não aconteceriam. Mas, coisas não acontecem por acaso. Foi preciso aparecer outras pessoas que já, tinham, na época, essa iniciativa de espalhar os benefícios do cannabis medicinal. Encontramos a Associação Flor da Vida. Passaram-se alguns anos e, hoje, vejo nascer pelas mãos do Guto e da Associação, um ato que ficará para a história de Ribeirão e que servirá para que outras cidades tomem essa iniciativa, para que possamos dar o conforto às famílias que têm suas crianças ou seus entes queridos com problemas sérios de saúde”, afirmou, em seu discurso, Clóvis Volpi, secretário de saúde.

Ao final da cerimônia, após o descerramento da placa de inauguração, Suplicy entregou um de seus livros à Guto e terminou a fala cantando “Blowing in the Wind”, de Bob Dylan.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário