Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão inaugura nova maternidade municipal

Novo equipamento terá capacidade para realizar até 120 partos por mês
(Foto: PMETRP)

Ribeirão Pires passou a contar, desde segunda (28), com uma nova maternidade municipal, completando, após 17 anos de espera, a entrega total do novo Hospital São Lucas, localizado no complexo hospitalar Santa Luzia. Com 60% de leitos a mais do que a antiga unidade, o equipamento terá capacidade para realizar até 120 partos por mês.

A nova estrutura conta com 16 leitos, 1 berçário com 5 leitos, espaço dedicado aos primeiros ensinamentos às mães (como banho), 3 leitos pré-parto, 3 leitos de recuperação pré-anestésica e 2 centros cirúrgicos obstétricos equipados com macas de última geração. 

De acordo com o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a ideia é colocar o equipamento a disposição do Estado. “Temos discutido a importância da regionalidade que o hospital começa atender. Temos capacidade de 120 partos ao mês e temos capacidade de dobrar. Queremos colocar isso a disposição do Estado. Queremos ser o primeiro exemplo para o projeto do Governo do Estado de São Paulo do Cross Regional”, afirmou Guto.

Foram investidos cerca de RS 600 mil para a instalação da nova maternidade, bem como R$ 29,5 milhões para construção de todo o Hospital e Maternidade São Lucas. A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) doou os itens como autoclave e lavadora ultrassônica hospitalar.

Clóvis Volpi, secretário de Saúde, celebrou a inauguração do equipamento. “É um grande sonho que começamos em 2009 e hoje está sendo realizado pelas mãos Guto. É um orgulho. Hoje, termina um grande compromisso nosso de construções de equipamentos médicos. Temos uma excelente equipe médica, de enfermagem e de atendimento. Ribeirão Pires entra em um circuito das cidades que mais investiram em saúde no governo do Guto, não só construções, mas em equipamentos e serviços”, disse Clóvis.

Antigo prédio – A maternidade municipal antes funcionava no Centro da cidade. A transferência do antigo prédio do São Lucas iniciou na última segunda (21). Com a desativação da maternidade, transferência de equipamentos.  A Prefeitura, junto ao corpo técnico da Secretaria de Saúde estuda possibilidade para novo serviço no antigo prédio do São Lucas na região central.

Entre as possibilidades estão a realocação de equipamentos que estão no aluguel, como por exemplo o CAPS Adulto. A implantação de unidade do AME também é discutida e conversas articuladas pelo prefeito Guto Volpi, junto ao Governo do Estado de São Paulo já foram iniciadas ou um serviço dedicado ao atendimento infantil. 

Clóvis, Lígia e Guto Volpi
(Foto: PMETRP)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário