Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão inaugura nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal

“Com essa nova sede, Ribeirão Pires dá mais um passo para se tornar uma cidade referência em cuidado, proteção e respeito aos animais”, afirmou o prefeito

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, inaugurou, na sexta (4), a nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal, localizada na Rua Catarina Rios Giachello, 185, no Jardim Boa Sorte. A mudança visa fortalecer e agilizar os serviços de proteção animal na cidade, aproveitando a integração com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), instalado no mesmo endereço.

A nova estrutura irá ampliar o alcance das ações do departamento, promovendo mais eficiência nos atendimentos e melhores condições de trabalho para a equipe. A inauguração representa um avanço importante nas políticas públicas do município voltadas ao bem-estar animal.

Vinculado à Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, o Departamento de Bem-Estar Animal atua de forma integrada para proteger a fauna urbana e silvestre da cidade. Criado em meados de 2021, o setor se consolidou como referência regional em ações de resgate, acolhimento, educação ambiental, castração e combate aos maus-tratos.

De 2021, já foram mais de 10,9 mil operações realizadas, com destaque para os 6.593 animais silvestres resgatados e os 1.747 domésticos (Foto: PMETRP)

A escolha do novo endereço visa justamente a otimização dos processos. Com o CCZ e o Bem-Estar Animal no mesmo espaço, será possível acelerar encaminhamentos, compartilhamento de recursos e melhor coordenação das ações de saúde, vigilância e proteção dos animais.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito destacou a importância do novo espaço. “A causa animal é uma pauta séria, que precisa de estrutura, profissionais comprometidos e sensibilidade. Com essa nova sede, Ribeirão Pires dá mais um passo para se tornar uma cidade referência em cuidado, proteção e respeito aos animais”, afirmou.

Entre as principais frentes de atuação da equipe estão os resgates de animais em situação de risco, sejam silvestres, domésticos ou comunitários. De 2021 até o início de abril de 2025, foram mais de 10.900 operações realizadas, com destaque para os 6.593 animais silvestres resgatados e os 1.747 domésticos.

Somente em 2025, já foram resgatados 335 animais silvestres, 558 domésticos e 55 comunitários. Além disso, a equipe realizou 478 operações de campo e atendeu 112 casos relacionados a maus-tratos e crimes contra a fauna — números que demonstram o comprometimento contínuo com a causa animal.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário