
A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início, na quinta (27), ao projeto piloto Sorria, de distribuição de próteses dentárias no Centro de Especialidades Odontológicas. Nesta primeira fase, serão disponibilizadas 1 mil próteses para pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios estabelecidos pelo município. O serviço é inédito na história da cidade e busca garantir mais qualidade de vida e dignidade aos beneficiados.
O programa dará prioridade para pessoas de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência física ou sensorial, bem como pessoas com comorbidade grave que necessitam se alimentar corretamente. É necessário ser morador de Ribeirão Pires, ter comprovação de cadastro no CadÚnico por mais de seis meses, além de documentos de identidade pessoal.
O primeiro paciente atendido pelo projeto foi Antônio Carlos da Silva, de 62 anos, morador da Vila Sueli. Ele compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas para realizar o molde da prótese e expressou sua alegria com a iniciativa. “É uma ação maravilhosa, porque sabemos o quanto é caro fazer uma prótese no particular. Esse projeto melhora nossa qualidade de vida e eleva nossa autoestima. Estou muito feliz e grato por essa oportunidade”, afirmou.
Para participar é necessário atender critérios clínicos. O paciente deve ter perdido pelo menos quatro dentes e as extrações precisam ter sido realizadas há pelo menos 90 dias. Além disso, é essencial que os demais dentes estejam tratados, sem curativos provisórios ou problemas periodontais. Também será avaliado se há espaço adequado para a colocação da prótese.
“São projetos que valorizam o lado humano e promovem mais qualidade de vida para nossa população. O projeto piloto será essencial para avaliarmos sua efetividade e, assim, ampliá-lo, garantindo que mais moradores tenham acesso a esse benefício que traz dignidade e respeito”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Adicione um comentário