Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão Pires anuncia criação da Academia de Letras

Prefeito Guto sancionou a lei que cria a Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP), que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli
(Foto: PMETRP)

No sábado (20), primeiro dia da 4ª edição da Feira Literária, Ribeirão Pires ganhou mais um presente. O prefeito Guto Volpi anunciou a criação da Academia de Letras. Na ocasião, Guto sancionou a lei que cria a Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP), que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli.

“Estamos vivendo um capítulo histórico. A Academia de Letras nasce como espaço para valorizar nossos escritores, preservar nossa memória e inspirar novas gerações. A literatura é um patrimônio coletivo, e Ribeirão Pires dá hoje um passo decisivo no fortalecimento da sua identidade cultural”, destacou o prefeito, Guto Volpi.

A cerimônia integrou a programação da Feira Literária, que este ano homenageia a escritora Cecília Meireles e transforma o Paço Municipal em um grande espaço de celebração da literatura. A curadora da FLIRP 2025, a poeta Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti, celebrou o início das atividades. “A FLIRP começou vibrante, com atividades para todos os públicos. É emocionante ver crianças, jovens e adultos ocupando os espaços da cidade pela literatura”.

A Feira Literária conta com rodas de conversa, lançamentos independentes e diversas programações culturais na região do Paço Municipal. Além da literatura, os visitantes podem aproveitar a feira de artesanato, o comércio e a gastronomia local e o parque de diversões. A programação da FLIRP continua neste domingo (21), das 13h às 19h, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288), com oficinas, bate-papos, leituras de poemas, lançamentos de livros e apresentações culturais, incluindo o show O Mundo de Kaboo às 15h30.

A entrada é solidária, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets. A programação completa está disponível em: www.vempraflirp.com.br. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário