Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão Pires irá selecionar projeto comercial para vagão de trem histórico

Vagão de trem está instalado na instalado na área pública da Pista de Skate, na Av.Francisco Monteiro

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, lançou, nesta quarta (12), edital de concurso (nº 001/2025), que selecionará o melhor projeto para a implantação, administração e operação comercial do antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM, instalado na área pública da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro.

“É um projeto antigo nosso, estamos há dois anos trabalhando nisso, desde a ideia à doação. Tudo foi doado ao município, não gastamos com nada. Tanto nesse vagão, quanto no que vai ser um museu. O outro vagão será um museu de trem junto com o Sindicato dos Ferroviários, um projeto, também, muito bonito, e que lá também pode ter um café”, explicou Guto.

De acordo com o prefeito, o uso do vagão será 100% comercial. “É uma ideia transformadora, nova e também cultural, histórica, porque temos um tema claro no vagão, que é a ferrovia. Desde os ingleses de Paranapiacaba até os tempos modernos de hoje, o crescimento dos modais de mobilidade, o trem é um dos que receberão investimentos no Brasil e no Estado”, disse.

O vagão do trem foi grafitado pela artista plástica Agatha de Faveri. “O trem tem uma simbologia no grafite enorme, então, nos dá a oportunidade de trazer esse trabalho na arte urbana da cidade. A Agatha está fazendo isso graciosamente para Ribeirão Pires. Fizemos o primeiro teste de IA com a arte da Agatha, onde o grafite sai para 3D. Foi a nossa primeira experiência de IA com arte urbana e vamos aplicar isso bastante”, frisou Guto.

O edital estará aberto para inscrições até 8 de janeiro de 2026 (Fotos: PMETRP)

O edital estará aberto para inscrições até 8 de janeiro de 2026. “É uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento econômico de Ribeirão Pires, para o desenvolvimento cultural, desenvolvimento histórico e para cultura e turismo, nem se fala, porque podemos fazer muitas intervenções, inclusive no Esporte”, destacou o prefeito.

O projeto deverá prever a adequação física e funcional do espaço, instalação de mobiliário e equipamentos, ações de sustentabilidade, gestão operacional e promoção de atividades que estimulem o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. As propostas serão avaliadas com base em critérios técnicos e objetivos, além de contrapartidas oferecidas ao município.

A seleção será conduzida por uma Comissão de Avaliação composta por representantes das secretarias de Turismo, Obras, Finanças e Cultura, além de técnicos convidados e membros da ACIARP e do CREA-RP, garantindo lisura e transparência ao processo. O edital completo pode ser consultado no portal oficial da Prefeitura.

Na ocasião, o prefeito ainda deu algumas sugestões sobre como a criatividade pode transformar o vagão em um negócio. “São várias ideias, colocar caixas de som e fazer a ambientação dentro do vagão, a cabine, minha sugestão é que fosse aberta para visitação, os painéis são muito legais de ver. Também poderia ser uma réplica de uma estação, onde se criaria o deck de atendimento do produto, ampliaria o espaço interno para o externo e tomaria conta com criatividade, como um estação ferroviária, com os ombrelones e tantas outras ideias”, contou.

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, fala à Folha sobre o projeto de uso comercial do Vagão do Trem.

À Folha, o prefeito ressaltou que a iniciativa irá fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo em Ribeirão. “Gera empregabilidade, renda, impacto financeiro, mas não tenho dúvida, que a criatividade vai fazer a diferença para qualquer negócio. Não vai ser diferente aqui, porque pode ser desde uma livraria, uma loja de roupa, de vinil, mas é criatividade, vai por conta do empreendedor e é isso que estamos fomentando, o empreendedorismo”, destacou.

O vereador Matheus Brizotto (PL) enfatizou que a cultura de Ribeirão Pires também traz desenvolvimento econômico. “Não adianta a gente ficar olhando para outras cidades, sendo que temos desenvolvimento econômico, turismo aqui, e vamos fazer da cidade cada vez melhor”, afirmou. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário