
Entre janeiro e agosto de 2025, Ribeirão Pires alcançou o menor índice de roubos dos últimos quatro anos neste período. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o município registrou queda de 22,37% nos casos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os números também indicam redução nos índices de roubo e furto de veículos.
“Esse resultado é reflexo direto do planejamento integrado que temos desenvolvido nos últimos quatro anos. A ampliação do videomonitoramento, o fortalecimento das ações preventivas e a parceria constante com as forças de segurança do Estado têm garantido mais tranquilidade à população. Nosso objetivo é continuar reduzindo os índices e ampliando a segurança em toda a cidade”, disse o prefeito Guto Volpi.
Durante os primeiros oito meses, Ribeirão também manteve a redução de 28,81% nas ocorrências de furto de veículos e 15,87% no casos de roubo de veículos, em comparativo com o mesmo período de 2024. Vale ressaltar também a redução de 10,39% o número de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.
Entre os investimentos em segurança pública estão as novas bases da Guarda Civil Municipal na Quarta Divisão e no Centro Alto, nova sala de videomonitoramento no Paço Municipal intensificação das rondas ostensivas, realização de operações integradas com forças policiais e também implantação do Aplicativo Ana, dedicado a mulheres com medida protetiva.
Investimento em Tecnologia – A Prefeitura investiu na ampliação do sistema de videomonitoramento 24 horas. Com a criação do programa Escudo Digital, integrado à Muralha Paulista, foram instaladas cerca de 180 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. A cidade também avança conta com pórticos nas divisas para monitorar entrada e saída da cidade.
Ranking de Competitividade – No quesito qualidade, que abrange também a segurança pública, Ribeirão Pires está entre as 30 melhores do país e entre as 25 do estado de São Paulo. Vale destacar, que o quesito também abrange saúde, meio ambiente e saneamento básico.
Adicione um comentário