Cidades São Bernardo

Rota do Emprego PCD de São Bernardo oferta vagas na Praça do Trabalhador, nesta quinta (5)

Ação, no Jardim Silvina, ocorre nesta quinta (5) das 9h às 15h (Foto: PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo promove, nesta quinta (5), das 9h às 15h, na Praça do Trabalhador Armando Ruivo, localizada no Jardim Silvina, a primeira edição de 2026 da Rota do Emprego PCD – a quarta do programa, criado no ano passado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, é voltada a ampliar as oportunidades para inserção deste público no mercado de trabalho e vai disponibilizar ao menos 30 vagas, oferecidas por seis empresas parceiras. Nas três edições realizadas em 2025, a Rota do Emprego atendeu em torno de 250 pessoas nas praças da Matriz, do Batistini e Giovanni Breda.

Entre as vagas oferecidas nesta estreia em 2026, recepcionista e auxiliar administrativo, auxiliar de armazenamento, auxiliar de produção, assistente de vendas, auxiliar de produção, agente de asseio e conservação, lavador, orientador de público, mecânico e porteiro. Os salários ficam na faixa entre R$ 1.804 e R$ 3.300, este para mecânico de ônibus. As ofertas serão disponibilizadas na van da Central de Trabalho e Renda (CTR), responsável pelo cadastro e possíveis encaminhamentos de interessados.

A estrutura da Rota do Emprego na Praça do Trabalhador vai contar com apoio da Secretaria da Saúde, que levará o Vacimóvel para facilitar o acesso da população a vacinas (levar a carteirinha), e a Oficina Ortopédica Itinerante, com serviços de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas e bengalas. Além disso, abre espaço para empreendedoras locais que trabalham com artesanato e gastronomia, pois a iniciativa também visa dar oportunidade para geração de renda.

“Esse programa é importante para dar oportunidade àquela pessoa que não era vista nem lembrada em São Bernardo. Isso é prioridade para nós, e a Rota do Emprego PCD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos”, comentou o prefeito Marcelo Lima.

Para o secretário municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, o programa tem como principal objetivo aproximar empresas que ofertam vagas exclusivas de pessoas com deficiência e TEA que estão em busca de trabalho. “A Rota do Emprego PCD se destaca pelo atendimento itinerante e humanizado, que garante de maneira eficaz o acesso à oportunidade de emprego às pessoas com deficiência, na medida em que a ação aproxima as vagas das pessoas. O trabalho gera maior autonomia, senso de pertencimento e inclusão social a esse público”, frisou.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário