ABC registrou redução no número de roubos de veículos. Dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública revelam queda de 30,6% em maio deste ano, em comparação com maio do ano passado.
No período analisado, o roubo de automóveis diminuiu nos municípios de São Bernardo (43%), Santo André (38%), Ribeirão Pires (36,3%), Mauá (27,7%) e São Caetano (25%) e Rio Grande da Serra, onde foi registrado apenas um roubo em maio de 2022 e nenhum em maio deste ano. Diadema foi a única cidade da região que apresentou alta de 6,5%.
De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, a queda expressiva no número de roubos de carros na cidade é fruto do trabalho conjunto entre a PM e a GCM. “A segurança pública é dever do Estado, mas assumimos esse compartilhamento, pois acreditamos nessa integração, pois a segurança pública é uma batalha que se vence em conjunto”, afirma o prefeito Orlando Morando.
Em Santo André, a Prefeitura avalia que os números coincidem com a criação da Muralha Eletrônica de Segurança, formada por um conjunto de 25 novas câmeras de monitoramento cuja instalação foi finalizada em maio deste ano.
A Muralha é um serviço de inteligência digital da Prefeitura, que funciona em parceria com o sistema Detecta, e realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios. “Os indicadores mostram que o investimento em tecnologia e inovação na segurança pública leva a resultados efetivos no combate à criminalidade. Iniciativas como a Muralha Eletrônica, a Operação Delegada e a integração entre as forças policiais estão tornando Santo André uma cidade cada vez mais segura”, afirma o prefeito Paulo Serra. Em São Caetano, a secretaria de segurança afirma que os números são consequência das ações conjuntas das Forças de Segurança no município, aliadas às GCMs, Policiais Civis e Militares.
Furtos – No período de maio de 2022 a maio deste ano, o número de furtos de veículos também diminuiu no ABC. Rio Grande da Serra registrou queda de 50%, seguida por Mauá (20,26%), São Caetano (14,89%), Santo André (13,26%). Os furtos de automóveis aumentaram nos municípios de Ribeirão Pires, São Bernardo e Diadema.