A Prefeitura de São Bernardo firmou, na terça (22), convênio com o Governo do Estado de São Paulo objetivando a unificação do banco de dados referentes a benefícios habitacionais, como é o caso do auxilio aluguel, entre as esferas municipal e estadual. Denominado Cadastro Integrado de Beneficiários de Auxílio Moradia (CIBAM), a ferramenta reúne conjunto de informações necessárias ao acompanhamento das políticas públicas implementadas junto à população contemplada.
“Mais uma importante parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que vai permitir o aprimoramento dos recursos investidos nos programas habitacionais. A otimização das informações é fundamental para o melhor controle dessas ocorrências e favorece uma gestão eficiente no atendimento das pessoas que mais precisam”, considera o prefeito Orlando Morando.
O convênio foi assinado entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e o município de São Bernardo, representado pelo secretário da Habitação, João Abukater. “Essa cooperação tem vigência de cinco anos, facilitando a troca de informações entre Prefeitura e Estado e, com isso, dando mais celeridade na atualização dos cadastros e benefícios àqueles que precisam”, observa Abukater.
O presente convênio não contempla repasse de recursos financeiros entre os partícipes. A meta é que, a partir da criação do Cadastro Integrado de Beneficiários de Auxílio Moradia, ocorra a manutenção de um banco de dados amplo, unificado entre os partícipes, para a coleta de informações, identificação da concessão de auxílios aluguel/moradia e benefícios de natureza financeira similares, objetivando facilitar a identificação das famílias beneficiárias e propiciar estudos e medidas para as ações de políticas públicas habitacionais, isoladas ou conjuntas, direcionadas a este público-alvo.