Saúde

S.Bernardo inaugura salas de Endoscopia no Hospital de Clínicas

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou, na segunda (10), o Centro de Endoscopia do Hospital de Clínicas, na Estrada dos Alvarengas, 1001. O chefe do Executivo, Orlando Morando, conheceu a estrutura do Centro de Diagnósticos acompanhado do Secretário de Saúde, Geraldo Reple.

O centro de exames é composto por cinco salas, três para realizar o procedimento, uma para preparo e outra para recuperação da anestesia. O local realizará 22 exames por dia, totalizando 500 procedimentos por mês, entre Endoscopia, Colonoscopia, Broncoscopia.

O complexo faz parte do projeto “Saúde Prioridade” e tem como principal objetivo de zerar a fila de espera dos hospitais Anchieta e PS Central, em um prazo de até 120 dias. O prefeito explicou, que a partir de agora, todos os pacientes que aguardavam na fila, em outros hospitais, para realizar o exame serão encaminhados para o Hospital de Clínicas.

“Nós não podemos esperar para cuidar da saúde das pessoas, o projeto Saúde Prioridade é uma forma de devolver o respeito e a dignidade dos moradores. Saúde será sempre a nossa prioridade, não podemos deixar mais ninguém morrer na fila de espera”, afirmou Morando.

Ainda, de acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura não investiu em nenhum equipamento para a inauguração da sala. Os aparelhos foram deixados encaixotados pela gestão anterior e ressaltou: “Todas essas máquinas, foram comprados em anos anteriores, é a minha obrigação fazer esse ambiente funcionar. Eles foram comprados com o dinheiro do povo e em parceria com o governo do Estado”, acrescentou Morando.

O secretário da Saúde, Geraldo Reple, salientou que o Centro de Endoscopia começa a funcionar efetivamente, na quarta (12). Os médicos e enfermeiros passaram por um treinamento intensivo e a principal meta é fornecer um serviço de qualidade a população.

“Fizemos questão de vir conhecer as novas salas, todos os equipamentos são de extrema qualidade e a estrutura do complexo é semelhante de um hospital particular. Esse foi um passo importante para melhorar a saúde do município e oferecer consultas e exames, sem que o paciente precise aguardar por muito tempo”, apontou o secretário.