
Um trabalho feito pela Sabesp em parceria com o Tribunal de Justiรงa vai impedir que cerca de 1,5 milhรฃo de litros de esgoto cheguem mensalmente a cรณrregos e rios da Regiรฃo Metropolitana de Sรฃo Paulo. Esse รฉ o volume de rejeitos gerado por 138 imรณveis que nรฃo estรฃo conectados ร rede coletora de esgoto, mas que agora terรฃo a ligaรงรฃo e deixarรฃo de poluir os leitos de รกgua. Os donos dessas residรชncias ou estabelecimentos comerciais participaram do mutirรฃo da conciliaรงรฃo promovido pela companhia na semana passada e fecharam um acordo n, para pรดr fim ao esgoto irregular.
O resultado dos cinco dias de mutirรฃo no Fรณrum Joรฃo Mendes, de 24 a 28 de julho, รฉ mais um avanรงo da Sabesp no combate ao esgoto irregular. Para realizar a aรงรฃo, o Tribunal de Justiรงa enviou cartas-convites aos donos de 725 imรณveis nรฃo conectados aos coletores de esgoto, chamando-os para a conciliaรงรฃo. Desse total, 189 proprietรกrios comparecerem para audiรชncias e em 138 casos houve acordo. Com isso, assumiram o compromisso de conectar o esgoto dos imรณveis ร rede da Sabesp. A ligaรงรฃo de esgoto รฉ obrigatรณria para quem reside em รกrea urbana e tem imรณvel em rua que dispรตe de coletores. A obrigatoriedade da conexรฃo estรก prevista na Lei Nacional do Saneamento (11.445/07), no decreto federal que regulamentou essa legislaรงรฃo (7.217/10) e na deliberaรงรฃo 106/09 da Arsesp (Agรชncia Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de Sรฃo Paulo).
A fiscalizaรงรฃo cabe ร prefeitura de cada municรญpio, jรก que a Sabesp nรฃo tem poder de polรญcia. Os 725 imรณveis cujos donos foram convidados para o mutirรฃo geram 10 milhรตes de litros de esgoto mensalmente. Quem nรฃo conecta o imรณvel ร rede coletora, mesmo tendo a tubulaรงรฃo na porta, provoca um grande prejuรญzo coletivo. Joga o esgoto na galeria de chuva, por exemplo, o que explica o cheiro ruim de algumas bocas de lobo. Pode tambรฉm acabar lanรงando seus rejeitos num cรณrrego aberto ou enterrado. A sujeira que passa pelo cรณrrego ou pela galeria pluvial seguirรก atรฉ um rio maior, como o Pinheiros ou o Tamanduateรญ. Ao final, todos desaguarรฃo no Tietรช. Com a conexรฃo ร rede, o esgoto passa a ter destinaรงรฃo adequada.
A Sabesp faz parte do programa Empresa Amiga da Justiรงa, cuja finalidade รฉ incentivar a conciliaรงรฃo como mรฉtodo de soluรงรฃo de conflitos, diminuindo assim o nรบmero de processos judiciais. Esse tipo de acordo รฉ muito mais vantajoso do que uma disputa nos tribunais: รฉ gratuito e rรกpido, nรฃo precisa de um advogado e nรฃo permite recurso da decisรฃo. Com essa iniciativa, a Sabesp tem conseguido a reduรงรฃo da carteira de processos e dos custos, alรฉm do aumento da receita com o encerramento dos casos. O trabalho ainda contribui para manter o bom relacionamento com os clientes.













