Cidades

Sabesp inaugura Esgotômetro para acompanhar a universalização do saneamento

Esgotômetro na unidade da Rua da Consolação da Sabesp (Foto: Divulgação/Sabesp)

A Sabesp inaugurou o Esgotômetro, um painel público para destacar o trabalho da Companhia para a despoluição e cuidado de um dos rios mais importantes do Estado de São Paulo. O telão instalado na Rua da Consolação mostra o número de novas pessoas conectadas à rede de coleta e tratamento de esgoto da Sabesp, que, além de apresentar o avanço do saneamento em São Paulo, destaca a redução de efluentes sem tratamento lançados no rio.

A inauguração acompanha o lançamento da campanha “Vambora Transformar o Rio Tietê”, em homenagem ao Dia do Tietê, com uma série de ações para destacar os avanços e investimentos em saneamento que contribuem para a preservação do rio.

De janeiro de 2024 a agosto de 2025, mais de 820 mil domicílios foram conectados à coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 2,4 milhões de pessoas. Esse avanço equivale a implantar um sistema de tratamento de esgoto para a cidade de Salvador ou atender uma população maior que a de Paris.

O painel com essas informações está instalado em frente à unidade da Rua da Consolação da Sabesp. O vídeo ilustrativo mostra, em uma curta animação, o impacto do tratamento de esgoto em São Paulo na preservação da natureza e no aumento da qualidade de vida da população. O objetivo é que a comunidade possa acompanhar os avanços do processo de despoluição do rio.

O monitor lembra, em dados, os investimentos da Companhia para a universalização da coleta e tratamento de esgoto nas cidades onde atua, impactando diretamente a qualidade e revitalização do Rio Tietê.

O painel ficará no local até esta segunda (29) de setembro. Posteriormente, a tela será substituída por um painel de LED 2D, com uma nova série de gráficos, mostrando a ampliação de famílias e residências conectadas à rede de coleta e tratamento de esgoto com atualizações mensais. A segunda instalação ficará no local até 2029.

O projeto de universalização da Sabesp tem a meta de antecipar para 2029 os objetivos estabelecidos no Marco Legal do Saneamento, originalmente previstos para 2033. O projeto prevê um salto de cinco décadas em apenas cinco anos, beneficiando mais rápido as milhões de pessoas nos 377 municípios atendidos pela Companhia.

Os investimentos estão em torno dos R$ 70 bilhões até 2029 para ampliar o acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário