Cidades

Sabesp reduz pressão da água no período noturno, para preservar reservatórios

Medida será aplicada das 21h às 5h, em toda a Região Metropolitana de São Paulo (Foto: Divulgação)

Diante do cenário de estiagem e do baixo nível dos mananciais, a Sabesp está adotando a redução da pressão da água no período noturno, quando há menor consumo pela população. Essa medida será aplicada das 21h às 5h, em toda a Região Metropolitana de São Paulo.

A ação é preventiva e temporária, e atende a uma deliberação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), com o objetivo de reduzir perdas e evitar vazamentos, preservando, assim, os reservatórios que abastecem a região.

A Sabesp ressalta que imóveis que possuem suas instalações conectadas à caixa-d’água devem sentir menos os efeitos da redução de pressão e lembra ainda a importância do uso consciente da água por toda a população.

ESCASSEZ DE ÁGUA

Na segunda (25), o Governo de São Paulo havia anunciado, na segunda (25), por deliberação da Arsesp, Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo, um regime de prevenção e contingência será iniciado, com ações para preservar os níveis dos reservatórios. A evolução destas ações será acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e pela Defesa Civil no âmbito do Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

“Essas medidas adicionais fazem parte desse planejamento, para que não tenhamos situações graves de escassez no presente e no futuro”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, que contou que o Estado já possui o Plano de Adaptação e Resiliência Climática e o Programa São Paulo Sempre Alerta, por meio do qual são acompanhamos a disponibilidade hídrica no contexto das mudanças climáticas.

O regime de prevenção e contingência prevê que a Sabesp promova, na Região Metropolitana coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM), a prática de gestão de demanda noturna, pelo prazo de 8 horas. Isso significa que, neste período, durante a madrugada, com horário de início e fim a ser definido pela operadora, fica autorizada excepcionalmente a promover redução de pressão, o que, pela previsão da Sabesp, garantiria uma economia de 4m3 por segundo.

 A medida é válida até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana. A agência também solicita à concessionária que apresente um Plano de Contingência específico para a RMSP, a ser elaborado sob coordenação da Arsesp e em cooperação técnica com a SP Águas.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário