A Sabina – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, abriu votação para escolha dos nomes de cinco pinguins-de-magalhães que nasceram no local no final do ano passado. O resultado será divulgado em 8 de abril, dia do aniversário da cidade. Para votar, basta acessar o endereço https://sabina.org.br/
São três filhotes machos e duas fêmeas. Os nomes indicados para identificar os novos pinguins foram inspirados nos diferentes cientistas que atuaram nas mais diversas áreas do conhecimento e contribuíram para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano.
A descoberta da sexagem dos pinguins ocorreu, no sábado (11), com chá revelação para cada um dos filhotes. Durante a programação de aniversário da Sabina, a equipe, de forma bastante criativa, anunciou o sexo de cada um dos bebês ao longo do dia.
O casal de pinguins Caju e Dumal teve dois filhotes machos. A descoberta do sexo do primeiro filhote ocorreu durante o estouro de uma bexiga repleta de papel azul. Os nomes sugeridos para ele são Darwin, reconhecido mundialmente pela formulação da teoria da evolução baseada na seleção natural das espécies, ou Newton, responsável pelas teorias da lei da gravitação universal e as famosas leis de Newton.
Já o segundo bebê da Caju e do Dumal foi anunciado a partir da coloração da água do pinguinário. A equipe retirou uma amostra e, com identificador de pH, trouxe a coloração azul. Os nomes sugeridos para ele são Nico (Nicolau Copérnico), astrônomo e matemático polônes, que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, ou Tesla (Nikola Tesla), inventor e engenheiro sérvio, que descobriu o campo magnético rotativo.
A terceira revelação foi feita a partir de um mergulho, em que os tratadores indicaram ser uma fêmea ao segurar uma réplica de estrela-do-mar. As sugestões de nome para a filha do casal Filó e Castanha são Rosa (Rosalind Franklin), química britânica responsável pela descoberta da estrutura do DNA, ou Marie (Marie Curie) cientista polonesa e a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física e o outro em Química.
Na sequência, foram anunciados os filhotes do casal Hellboy e Nelly, que teve um macho e uma fêmea.
A quarta revelação veio com a coloração azul a partir do efeito da pasta de elefante, que é assim chamada pelo aspecto de pasta de dente gigante. Os nomes sugeridos para o macho são Chico (Chico Mendes), reconhecido mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia e pela defesa dos seringueiros, ou Mendel (Gregor Mendel), biólogo e botânico austríaco conhecido como o “Pai da genética”.
Por último, a revelação de mais uma fêmea foi a partir da coloração rosa da manjuba, peixe ofertado para alimentação dos pinguins. Os nomes sugeridos são Bertha (Bertha Lutz), bióloga, ativista feminista, educadora, diplomata e política brasileira, que contribuiu diretamente na luta pelos direitos das mulheres pelo voto, pelo trabalho digno, pela licença maternidade, entre outros direitos, ou Sylvia (Sylvia Earle), bióloga marinha e oceanógrafa estadunidense, reconhecida mundialmente por suas centenas de expedições marítimas, onde liderou um grupo de cientistas marinhos que forneceram conteúdo e visão científica para o Google Earth.
Os filhotes nasceram em dezembro do ano passado. Nesta fase de adaptação, inicialmente os cuidados com alimentação e aquecimento são realizados pelos pais, apesar de existir uma área preparada para alocamento dos animais caso algum precise de cuidados mais específicos.